Já se encontram disponíveis os dois primeiros jogos para o Kindle. Adaptados às características próprias do leitor de ebooks, são aplicações simples, que não requerem grandes desempenhos ao nível do grafismo e, como muitos já terão adivinhado, são jogos de palavras.

Os primeiros títulos a chegarem à Kindle Store chamam-se Every Word e Shuffled Row, são ambos gratuitos e solicitados através da loja virtual, tal como os ebooks.

Ambos apresentam uma lógica de funcionamento semelhante à do tradicional jogo de palavras Scrabble, mas destinados a apenas um jogador e contando também com modos cronometrados, para quem quiser aumentar a dificuldade dos desafios.

Shuffled Row é o que se aproxima mais do "clássico" no seu funcionamento, contando com 60 peças virtuais equivalentes às do Scrabble, que vão sendo entregues ao utilizador durante a partida, fazendo com que o conjunto de letras de que este dispõe se vá alterando. Sempre que consiga formar uma palavra com os caracteres de que dispõe e a submeta, serão substituídas as peças ao seu dispor.

[caption]Suffled Row. Imagem da Amazon[/caption]

No caso do Every Word, o jogador recebe seis ou sete letras e é-lhe pedido que forme o maior número possível de palavras usando esses caracteres. Quanto mais palavras conseguir fazer, mais pontos recebe.

[caption]Every Word. Imagem da Amazon[/caption]

A novidade foi apresentada esta semana, cerca de sete meses depois da Amazon ter colocado à disposição dos programadores, em finais de Janeiro, o Kindle Development Kit (KDK), com as ferramentas necessárias ao desenvolvimento de aplicações para o dispositivo que até então era apenas dedicado aos livros electrónicos.

A notícia surge pouco tempo depois de uma das principais concorrentes da Amazon nos EUA, a Barnes & Noble, ter disponibilizado jogos de Xadrez e Sudoko para o seu leitor de ebooks.