Lançado no final do ano passado, o Kindle Scribe continua a ser afinado pela Amazon, oferecendo novas funcionalidades na sua mais recente atualização. O modelo do leitor de e-books foi criado para os utilizadores tomarem notas soltas durante a sua leitura, numa aproximação à experiência de utilizar um papel e caneta. O leitor de livros digitais tem vindo a receber algumas novas formas de caneta, ferramentas de organização das notas, assim como melhorias na leitura de livros ou documentos, incluindo a integração do Word da Microsoft.

A nova atualização adiciona a possibilidade de converter o texto escrito à mão em texto quando é exportado. Será assim possível editar e partilhar um livro de notas com amigos, família ou colegas através de email. No menu de partilha, os utilizadores têm agora uma opção de “converter para texto e envio rápido” ou por email, através de um ficheiro .txt. Os utilizadores podem rever as notas e editá-las e enviar até cinco endereços de email.

Veja na galeria imagens das novidades do Kindle Scribe:

A Amazon também adicionou uma nova ferramenta de seleção “Lasso” que funciona em qualquer área onde pode escrever, seja em livros de notas, post-its, assim como PDFs que sejam carregados para a biblioteca do Kindle. A ferramenta permite traçar um círculo no texto escrito à mão para o editar, mover ou aumentar o tamanho da seleção. E pode cortar ou copiar essa seleção para depois colar a seleção para qualquer local dos documentos.

Para quem lê no formato PDF, a atualização também melhora a experiência de leitura. É possível mudar o formato da orientação, entre vertical e horizontal, assim como cortar as margens para aumentar o tamanho da fonte. Pode selecionar texto para criar destaques estruturados com o dedo ou uma pen digital, assim como adicionar notas, procurar definições no dicionário, traduções e até resultados do Wikipedia.

Uma nova funcionalidade é exclusiva para este modelo Kindle Scribe . Uma nova seleção de livros e revistas vai suportar escrita direta nas suas páginas. Por exemplo, escrever diretamente em páginas de palavras-cruzadas ou Sudoku. Tratam-se de versões especiais que podem ser adquiridos na loja da Kindle, numa categoria que a Amazon chama de “Write-on Books” ou On-page Writing”.

Kindle Scribe