O Kinect já tem data de lançamento para a Europa. O novo sensor de movimentos para a Xbox 360 chega às lojas do Velho Continente a 10 de Novembro, seis dias após o lançamento no mercado norte-americano.

O anúncio foi feito durante o discurso de abertura da Gamescom 2010 pela Microsoft, que revelou ainda que a plataforma Xbox Live será acessível a partir dos terminais com Windows Phone 7, estando igualmente prevista a disponibilização de novos títulos para PC a partir do mesmo serviço, refere em comunicado.

A feira, que decorre em Colónia, na Alemanha, foi o local escolhido para assinalar a estreia europeia do Kinect, onde serão apresentados 15 novos jogos, como o Kinect Sports, Kinect Adventures, Kinectimals e Kinect Joyride. "Estamos a apresentar a experiência Kinect pela primeira vez na Europa na Gamescom por ser a maior exposição na região e por estarmos empenhados em investir no mercado europeu", justificou Chris Lewis, vice-presidente da área de Interactive Entertainment Business da Microsoft Europe.

O responsável acrescentou ainda que existe já um "grande entusiasmo" no Velho Continente, com a Xbox 360 250GB - adaptável ao Kinect - a atingir "recordes de vendas sem precedentes".

Note-se que os preços e condições de comercialização do Kinect para os Estados Unidos tinham sido apresentados, respectivamente, em Junho e em Julho, anunciando-se que o novo comando vai custar 149,99 dólares e traz consigo o jogo "Kinect Adventures", um título concebido para tirar partido das características do acessório.

O equipamento e o jogo são compatíveis com qualquer modelo da Xbox 360 (desde que com 175 MB de memória disponíveis), mas quem não tiver a consola pode ponderar a compra do bundle que inclui a nova verão de 4GB da máquina de jogos da Microsoft, o Kinect e o jogo, em troca de 299,99 dólares.