O Kinect já vendeu 10 milhões de unidades, anunciou a Microsoft. O número foi atingido ao fim de quatro de meses de comercialização do sensor de movimentos para a Xbox 360, o que faz dele um dos dispositivos de venda mais rápida de sempre, ultrapassando os desempenhos conseguidos no lançamento de equipamentos como o iPhone ou iPad.

Os números valem-lhe a entrada para o Guinness como "o dispositivo de electrónica de consumo mais vendido no mais curto espaço de tempo", com uma média de 133.333 unidades vendidas por dia nos primeiros dois meses, para um total de 8 milhões de unidades entre 4 de Novembro de 2010 e 3 de Janeiro de 2011.

"Os números de vendas apresentados falam por si próprios", afirma o responsável pela Gamers Edition 2011 do Livro dos Recordes, onde a façanha fica inscrita. "De acordo com um estudo independente, nenhum outro dispositivo de electrónica de consumo vendeu tanto num período de 60 dias, o que é um marco impressionante tendo em conta a concorrência no sector", realçou Gaz Deaves, citado no comunicado da empresa.

Note-se que os números em questão dizem respeito aos dispositivos enviados para as lojas, podendo não corresponder exactamente ao número de unidades efectivamente compradas pelos consumidores, mas de acordo com a imprensa especializada estes tendem a coincidir, até porque o mesmo já aconteceu com os dados relativos às vendas no Natal.

Lançado em Novembro de 2010, o sensor que dispensa o comando na interacção com a consola de entretenimento doméstico da gigante de Redmond tem-se revelado um sucesso, batendo concorrentes como o Move, lançado poucos meses antes para a PlayStation 3 e cujas vendas nos dois primeiros meses após o lançamento se situavam nos 4,1 milhões de unidades. Note-se que, antes de completar um mês nas prateleiras das lojas, o Kinect já reclamava ter vendido 2,5 milhões de unidades.

Para além do sensor, a Microsoft avança hoje ter vendido também "mais de 10 milhões de jogos Kinect em todo o mundo até à data".