A partir de 1 de fevereiro o Kinect passará a poder ser usado também para interagir com o Windows, anunciou o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, durante a conferência de imprensa da empresa, naquela que será a última edição da CES com a participação da gigante de Redmond.

O dispositivo e software que permite a sua utilização em Windows ficarão, para já, disponíveis em 12 países, com o preço de venda ao público recomendado de 249 dólares (cerca de 194 euros) detalha a empresa no blog oficial. Portugal não faz parte da lista, onde se incluem, para além dos Estados Unidos, mercados europeus, como Espanha, França, Reino Unido, Alemanha ou Itália.

Numa altura em que, segundo a companhia, a Xbox 360 já é líder mundial no seu segmento, com 66 milhões de consolas vendidas em todo o mundo, o sensor de movimentos criado para a consola é considerado um dos últimos grandes sucessos da empresa.

[caption]Kinect for Windows[/caption]

De acordo com os números agora divulgados, o Kinect já vendeu 18 milhões de unidades. O valor reflete um acolhimento que se verificou junto do público, dos críticos e da comunidade de programadores, que já tinha começado a levar a cabo várias experiências para usar o dispositivo noutras plataformas que não a consola. O empenho levou mesmo a empresa a disponibilizar um kit de desenvolvimento (SDK).

Agora a fabricante avança com a disponibilização do periférico para utilização em PCs e adianta que estão a ser criadas mais aplicações para tirar partido do equipamento.

O sensor de movimentos acabou por ser o principal destaque da apresentação, onde a companhia aproveitou também para passar em revista alguns dos Ultrabooks equipados com Windows 7 e três smartphones equipados com o Windows Phone, o Nokia Lumia 900, Lumia 710 e o HTC Titan II.

[caption]HTC Titan II[/caption]

[caption]Lumina 900[/caption]

A principal novidade reside no Lumia 900, o primeiro Windows Phone da fabricante finlandesa com suporte para LTE. Equipado com a versão Mango do sistema operativo, apresenta um ecrã de 4,3 polegadas AMOLED, com uma resolução de 800x480 pixéis.

O processador, Snapdragon da Qualcomm, é de 1.4GHz e vem acompanhado de 512MB de RAM e 16GB de memória interna, integrados numa carcaça "unibody" em policarbonato - a mesma usada em modelos como o N9 e o Lumia 800.

[caption]Lumina 900[/caption]

O equipamento pesa 160 gramas e a bateria tem autonomia para sete horas em conversação e 300 horas em espera. Inclui uma câmara de 8 megapixéis, com lente Carl Zeiss (f2.2/28mm) e flash LED, que capta vídeos a 720p/30fps, e uma segunda lente, na frente do equipamento, para videochamadas.

[caption]Lumia 710[/caption]

O Nokia Lumia 710 é um telefone 4G que apenas será comercializado nos Estados Unidos, pela T-Mobile, e marca a entrada dos smartphones Nokia com SO móvel da Microsoft naquele mercado. Equipado com um ecrã de 3,7 polegadas WVGA à prova de riscos, um processador Qualcomm Snapdragon de 1.4GHz e uma câmara de 5 megapixéis.

Houve ainda direito a mais algumas demonstrações do Windows 8 e do interface Metro. O novo sistema da Microsoft, destinado a tablets e PCs, é esperado no final deste ano, mas tem um momento crucial do seu desenvolvimento agendado já para fevereiro, com o lançamento da loja de aplicações que vai dar suporte à plataforma.

[caption]Créditos: Microsoft[/caption]

[caption]Créditos: Microsoft[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes