A Eastman Kodak anunciou ontem um acordo definitivo para adquirir a tecnologia de rápido processamento de filme da Applied Science Fiction, denominada Digital PIC (Processing and Image Capture), entre outros bens da companhia texana. Esta compra irá permitir que, a partir de agora, os fotoquiosques da Kodak que integram a tecnologia possam converter um rolo de uma máquina fotográfica analógica para um CD digital em apenas sete minutos.

Normalmente, os consumidores precisam de esperar horas ou dias para converter filme em imagens digitais, uma vez que aquele suporte precisa de ser digitalizado por um scanner e imprimido depois de ser revelado. A nova tecnologia acelera rapidamente este processo ao eliminar os passos de revelação e digitalização, permitindo que o consumidor pré-visualize e seleccione as suas imagens, bem como que corte, afaste ou aproxime a fotografia e altere a cor, brilho e composição como lhe agradar.

A empresa de fotografia pretende instalar o sistema nos seus 18 mil quiosques, que se encontram situados sobretudo em farmácias, supermercados e lojas especializadas em fotografia. Contudo, não divulgou detalhes sobre uma data específica para o início do processo ou planos para os seus 22 mil quiosques situados no estrangeiro. A Applied Science Fiction, que foi criada em 1995, afirmou que já testou com êxito a tecnologia em pontos de retalho nos Estados Unidos e Alemanha, detendo 150 patentes relativas a este método.

Os termos do acordo, que será sujeito à aprovação das entidades regulatórias, não foram divulgados. Mas segundo uma fonte anónima da indústria citada pela Associated Press o valor da transacção é inferior aos 50 milhões de dólares. A Kodak encontra-se à procura de métodos para impulsionar o seu negócio tradicional de filme e finalização de fotografias que constitui a sua principal fonte de receitas ao longo do século XX mas que tem vindo a perder terreno face ao crescimento da fotografia digital.

Para este ano, a gigante da fotografia espera registar uma perda de cinco por cento nas vendas de filme fotográfico nos Estados Unidos. Em simultâneo, está a investir anualmente centenas de milhares de dólares na investigação de tecnologia digital para acompanhar o ritmo de inovações da nova vaga de concorrentes oriundas da indústria informática.

Notícias Relacionadas:
2002-10-10 - Kodak
renova quiosques Picture Maker com equipamentos modulares

2002-06-17 - Empresas de fotografia criam rede global de impressão
fotográfica digital

2002-01-10 - Kodak
cria empresa para área dos equipamentos sem fios