A Kodak aproveitou a mais recente edição da Fotimag (Salão Internacional de Fotografia e Imagem), que se realiza na FIL, Parque das Nações, Lisboa até ao próximo domingo, para apresentar as suas novidades na área da impressão digital, dando também a conhecer a sua estratégia de negócio nesse segmento de mercado.

O crescimento exponencial das vendas de câmaras digitais, que em 2002 aumentaram 147 por cento em relação ao ano anterior, ocupando agora 27 por cento do mercado global de câmaras em todo o mundo e ainda o facto de estes novos aparelhos levarem os utilizadores a tirar mais 62 por cento de fotografias levaram os responsáveis da Kodak a reformular a sua estratégia de negócio.

Assim sendo, a empresa direcciona agora a sua oferta para a área da impressão digital proporcionando novos serviços aos utilizadores das câmaras digitais, fazendo com que os consumidores de aparelhos desta complexidade - factor que os leva muitas vezes a não tirar total partido dos mesmos - disfrutem plenamente das inovações tecnológicas que estes oferecem, referiu ao TeK Maria João Lopes, coordenadora da área de marketing da Kodak Portuguesa.

Hoje em dia as opções de revelação são duas: revelação na própria loja ou envio das fotos para um laboratório industrial. No sentido de facilitar o trabalho das lojas de fotografia a Kodak desenvolveu várias soluções abrangidas no conceito de Quiosque Picture Maker que permitem ao consumidor desfrutar de novos serviços digitais no mundo da imagem.

Nesta medida, a empresa lança a agora cinco novos tipos de quiosques digitais que se dividem em Digital Camera Order Station, Remote Order Station, Picture Maker Order Station, Picture Maker Digital Station e Picture Maker Print Station.

Quanto à primeira, a Digital Camera Order Station, permite descarregar cartões digitais para CD que por sua vez é enviado para um laboratório industrial. Este sistema disponibiliza ao consumidor um serviço de impressão a partir de uma câmara digital em qualquer ponto que tenha um acordo com um laboratório industrial, ou para aquelas lojas que não tenham possibilidade de investir num mini-laboratório digital.

A Remote Order Station, dá a possibilidade de os próprios utilizadores descarregarem, pré-visualizarem e seleccionarem imagens digitais, para em seguida as enviar para um laboratório através da Internet. As fotos podem ser levantadas na loja 24 ou 48 horas depois.

Já a Picture Maker Order Station, possui uma consola (que inclui um touch screen e um módulo digital de entrada de dados) de fácil utilização que permite ao consumidor ver e seleccionar primeiro as suas imagens, a partir de qualquer suporte digital, dispondo delas no momento através do mini-laboratório digital da loja, possibilitando assim a obtenção de fotos em papel no espaço de uma hora.

Quanto à Picture Maker Digital Station, trata-se de uma máquina que permite ao utilizador imprimir a partir de cartões de memória, CDs ou disquetes com imagens JPEG, a uma velocidade superior. O sistema aceita a maior parte dos formatos de cartões de memória, como o CompactFlash, cartões Smart Media, Memory STick, MMC ou Secure Digital. Este aparelho dá ainda a possibilidade do consumidor de optimizar a imagem, enquadrá-la, recortá-la e imprimi-la com qualidade fotográfica em apenas alguns minutos. Quanto à impressão, pode efectuar-se em impressora térmica ou no mini-laboratório (pelo processo químico tradicional).

Por fim, a Picture Maker Print Station, trata-se de uma Estação de Impressão que acrescenta a funcionalidade completa da Order Station e da Digital Station ao Picture Maker original. Permite a reimpressão e a ampliação das fotos (sem necessidade de recorrer aos negativos) com qualidade e a partir de qualquer origem num curto espaço de tempo (cerca de cinco minutos), tudo isto devido ao facto de incorporar um scanner A4. Quanto à impressão pode ser feita numa gama alargada de formatos digitais.

Maria João Lopes salientou ainda que no futuro a Kodak pretende apostar no mercado de impressão de fotos tiradas a partir de telemóvel, uma vez que está estudado que estes aparelhos irão fazer crescer ainda mais o volume de fotos tiradas devido à sua facilidade e comodidade de utilização.

Notícias Relacionadas:

2002-10-10 - Kodak renova quiosques Picture Maker com equipamentos modulares


2002-01-10 - Kodak cria empresa para área dos equipamentos sem fios