A Eastman Kodak anunciou que pretende lançar um novo ecrã que permite visualizar efeitos tridimensionais sem necessidade de colocar óculos ou qualquer outro acessório. O efeito 3D do ecrã é conseguido através de um largo campo de visão e imagens virtuais, fornecidas por dois ecrãs de alta resolução concebidos com cristais líquidos que permite um campo de visão entre os 36 e os 45 graus, para uma resolução de 1.280 por 1.024 pixels.



O objectivo da marca japonesa é agora encontrar parceiros que mostrem disponibilidade para integrar a tecnologia nos seus produtos ou sistemas, assim como segmentos de mercado potenciais interessados no uso da mesma. A tecnologia ainda está em protótipo, mas poderá ser utilizada em videojogos ou ao serviço da ciência, sobretudo em áreas de investigação molecular ou química.



Os ecrãs 3D para equipamentos desktop, laptop ou mesmo telemóveis não são uma novidade e no ano passado o seu desenvolvimento deu mesmo origem à criação de um consórcio integrado pela Sony e pela Sanio, cujo o objectivo é fomentar o desenvolvimento de standards para ecrãs 3D nos vários dispositivos disponíveis. Por outro lado, vários fabricantes ligados à imagem têm já produtos no mercado com estas características, como a Sharp que foi a primeira a fabricar um terminal móvel com ecrã 3D e um notebook com funcionalidades 3D que poderiam ser activadas para tirar melhor partido do jogo Quake.



O Stereoscopic Imaging Display da Kodak é a primeira iniciativa da unidade de capital de risco formada pela Kodak e pretende alargar o âmbito de actuação do grupo, reforçando a estratégia de fornecedor de tecnologias de imagem digital. O Kodak Ventures apoia start ups que podem pertencer à própria Kodak - no desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas com a imagem.



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