A Kodak renovou recentemente uma linha de soluções de quiosques Picture Maker que possibilitará a oferta de novos serviços de fotografia aos consumidores, assim como o crescimento no negócio de impressão digital das lojas, garante a fabricante.



A linha Picture Maker está dividida em três estações modulares: a Picture Maker Order Station, a Picture Maker Digital Station e a Picture Maker Print Station.



A Picture Maker Order Station permite aos consumidores pré-visualizar e seleccionar as suas imagens digitais e transferi-las para o mini laboratório digital para proceder à sua impressão na loja. Se determinado estabelecimento quiser oferecer a possibilidade aos seus clientes de imprimirem imagens digitais em poucos minutos, poderá converter o seu Picture Maker Order Station numa Picture Maker Digital Station com a incorporação de uma impressora térmica Kodak 6400, que produz cópias 10x15.



Caso os consumidores queiram digitalizar e imprimir imagens num tamanho até 20x25, a loja pode ampliar a capacidade do quiosque convertendo-a no Picture Maker Print Station, que inclui um scanner e a impressora Kodak 8110. A Kodak explica que cada um dos produtos da gama Picture Maker pode ser adquirido individualmente, permitindo a sua actualização com os diferentes módulos em função das necessidades do negócio.



O Picture Maker Order Station é a nova geração dos actuais serviços Preview e Select da Kodak, permitindo a gravação das imagens em CD e apresentando um touch screen que possibilita aos utilizadores a visualização das suas imagens de forma reduzida, fazer zoom e recortar, reduzir o efeito de olhos vermelhos e ajustar o brilho.



Com uma velocidade de 25 segundos por impressão, o Picture Maker Digital Station, a segunda estação modular da Picture Maker, permitirá aos consumidores imprimir a partir de cartões de memória digitais, CDs, ou disquetes com imagens JPEG, mais depressa do que antes, assegura a Kodak. Os consumidores podem deslocar-se ao quiosque e inserir os seus cartões de memória, CDs ou disquetes e aceder ao ecrã de toque.



O Picture Maker Digital Station permite aos consumidores enquadrar e recortar, eliminar o efeito olhos vermelhos, ajustar cores e imprimir cópias térmicas de 10x15 com qualidade fotográfica em papel Kodak. Também permite a gravação das imagens no Kodak Picture CD.



A estação modular aceita a maioria dos formatos de cartões de memória, entre os quais se incluem o CompactFlash, cartões Smart Media, Memory Stick, MMC e Secure Digital.



A Print Station, ou estação de impressão acrescenta a funcionalidade completa da Order Station e da Digital Station ao Picture Maker original. Ao permitir a reimpressão e ampliações a partir 20x25 partindo de cópias já impressas, ou seja, sem que os negativos sejam necessários, os consumidores podem obter fotografias rapidamente.



A Picture Maker Print Station aceita cópias originais, CDs, disquetes o suportes digitais e disponibiliza as já conhecidas funções de edição e retoque. As recentes capacidades melhoradas de impressão digital, tornam mais rápida e fácil a impressão de imagens de câmaras digitais, ou o seu tratamento num Kodak Picture CD, acrescenta a fabricante. Também permite aos consumidores ver previamente e seleccionar as suas imagens digitais preferidas e imprimi-las no próprio quiosque ou no laboratório digital da loja.



Os responsáveis da Kodak referem-se um novo conceito, o de APM, ou Automated Pictures Machines. "A apresentação da categoria APM representa um desenvolvimento importante na aproximação da Kodak aos quiosques digitais, já que supõe a localização dos Picture Makers onde os consumidores revelam as suas fotografias", explica a fabricante. "Esta inclui lugares onde os consumidores compram câmaras digitais, filmes e acessórios fotográficos, assim como canais de fotografia não tradicionais, como hotéis, aeroportos e outros lugares de grande afluência onde se fazem fotografias".



Esta solução foi criada tendo como referência o conhecido conceito de ATM, que em Portugal são conhecidos por Multibancos, e desenvolvida com o objectivo de simplificar a fotografia para o utilizador. "APMs para fotografias chegarão a representar, futuramente, no nosso sector o que hoje representam as caixas automáticas para a banca", garante a Kodak.



Notícias Relacionadas:

2002-06-17 - Empresas de fotografia criam rede global de impressão fotográfica digital

2002-01-10 - Kodak cria empresa para área dos equipamentos sem fios