A Kynkryl vai desenhar, implementar e gerir serviços de segurança de Tecnologias de Informação e de redes de dados para as operações do Projeto SINES 4.0. O acordo de parceria entre o spin-off da IBM e a Start Campus, empresa responsável pela construção do mega centro de dados Hyperscaler, foi anunciado esta quinta-feira.

Nos termos deste acordo, a Kyndryl vai assegurar a monitorização contínua dos ambientes críticos de TI e Tecnologia Operacional existentes no campus da Start Campus. Para isso vai implementar sistemas e protocolos de monitorização, que tornarão possível o acompanhamento em tempo real do funcionamento desses ambientes essenciais e críticos para o processamento de dados em grande escala. Estes sistemas vão permitir identificar irregularidades, falhas ou ameaças de segurança, protegendo a infraestrutura e contribuindo para que funcionem sem paragens nem problemas.

“A monitorização constante e abrangente de todo o ecossistema de dados desempenha um papel fundamental na manutenção da integridade, disponibilidade e segurança dos ambientes críticos, contribuindo para a eficiência e o sucesso das operações do Projeto SINES”, sublinha Afonso Salema, CEO da Start Campus, citado num comunicado.

As empresas explicam ainda que a parceria com Kyndryl vai permitir à Start Campus tirar partido do know-how da consultora em duas áreas onde é especialista: Security and Resiliency e Network and Edge.

A Start Campus está a instalar em Sines um campus de centros de dados Hyperscaler com uma capacidade até 495 MW, num investimento que pode chegar aos 3,5 mil milhões de euros. A estrutura será uma das maiores da Europa e espera-se que possa criar, até 2028, 1.200 empregos diretos altamente qualificados e 8.000 empregos indiretos.

A sustentabilidade é uma das grandes bandeiras do projeto, que vai usar sistemas de refrigeração abastecidos com água do mar e energia exclusivamente de fontes renováveis.