A Microsoft adiou o lançamento da próxima grande actualização ao Windows. Até agora agendado para meados deste ano, o Windows Vista passa a não ser esperado antes do início de 2007, revelou a empresa de Bill Gates, que justifica a decisão com a salvaguarda dos interesses dos parceiros.



Para este ano mantém-se a previsão de lançamento de uma nova versão do sistema operativo para empresas, agendada para Novembro, mas é a versão standard que terá maior impacto no mercado e que se esperava fosse um elemento dinamizador da venda de novos equipamentos no último trimestre, tipicamente o melhor do ano.



Recorde-se que o Vista é a primeira grande actualização do Windows desde o lançamento do XP há cerca de cinco anos. O seu lançamento começou por estar agendado para o ano passado, quando ainda era conhecido por Longhorn, sendo depois remetido para 2006, a pretexto de um trabalho mais aprofundado nas questões de segurança, área que volta a justificar o atraso no lançamento.



O anúncio da Microsoft teve efeitos imediatos no mercado, provocando uma ligeira descida nas acções da empresa e de vários fabricantes de PCs, como a HP ou a Dell. Em geral, o mercado vê com maus olhos o atraso que pode obrigar a revisões em baixa nas expectativas de vendas de vários fabricantes. Por seu lado, a Microsoft justifica que o lançamento de uma nova versão do seu sistema operativo a meio do período natalício iria ter um impacto negativo e criar "instabilidade" no mercado.



Para já fica agendado o lançamento de uma nova versão de testes do Windows, mais aproximada da versão final que estará disponível daqui a dois meses e irá abranger um universo de 2 milhões de utilizadores.



Notícias Relacionadas:

2005-07-22 - Longhorn transforma-se em Windows Vista e estreia beta a 3 de Agosto

2004-08-30 - Longhorn cumpre objectivos de data de lançamento mas perde funcionalidades