Marca a entrada da Intel numa nova área do mercado e intensifica a concorrência da líder mundial de processadores a empresas como a Nvidia ou a ATI. O lançamento da plataforma conhecida para já pelo nome de código Larrabee chega ao mercado no início do próximo ano, revelou Paul Otellini, presidente da Intel.

Na conferência com analistas após a divulgação dos resultados, Otellini explicou que a Intel planeia concluir este ano os melhoramentos que tem vindo a fazer no suporte e no software. Acrescentou ainda que o Larrabee será distribuído em várias versões com se distinguirão pelo número de núcleos de processamento, embora não seja expectável que as versões de topo cheguem próximo do número de cores usado pela concorrência já que o GPU se baseia na arquitectura x86.

A plataforma vai procurar um lugar no mercado de processadores gráficos e no segmento dos PCs de jogos e desktops de alta performance, juntando características de um CPU (Central Processing Unit) e GPUs (Graphics Processing Unit) tradicionais e assegurando a entrada da Intel num segmento onde se movimentam poucas empresas, mas com grande rentabilidade.