A resposta da Microsoft ao leitor de música digital da Apple, o iPod, deverá surgir na Europa no segundo trimestre deste ano. O equipamento será lançado em conjunto com parceiros fabricantes - aos quais se irão juntar posteriormente produtores de conteúdos - ficando a Microsoft responsável pela área do software do Portable Media Center. O novo gadget vai permitir não só ouvir e guardar música, como ver e armazenar pequenos vídeos e fotos digitais, suportado pelo sistema operativo windows CE.



Segundo a Microsoft os primeiros países europeus a receberem o equipamento serão a Alemanha, França, Itália e Espanha, que serão fornecidas por dois fabricantes distintos: a Creative Technology e a empresa coreana Reigncom, através da sua unidade iRiver.



A Creative assegura os equipamentos destinados aos mercados sueco, do Reino Unido e da Dinamarca por um preço que rondará os 550 a 599 euros. Estes equipamentos vão contar com uma memória de 20 ou 40 gigabytes, sendo que este último terá capacidade para proporcionar 175 horas de vídeo ou armazenar até 10 mil canções.



O peso do Portable Media Center da Creative ronda os 330 gramas, "contando com uma qualidade de imagem idêntica à televisão, uma porta USB e ligações vídeo e áudio que permitem a conexão a uma televisão ou hi-fi stereo", explica uma notícia publicada pela Reuters, com base em informação disponibilizada pela Microsoft.



No que respeita aos equipamentos da iRiver, os preços e os mercados abrangidos não estão para já disponíveis. Nos próximos meses deverão também ser anunciadas parcerias com produtores de conteúdos que enriqueçam o Portable Media Center com vídeos de música, notícias e pequenos filmes.



O concorrente iPod permite a mesma, e até maior, capacidade de armazenamento de dados e para além das funções de leitor MP3 permite igualmente gravar vozes e armazenar fotos. A versão Mini conta com menos funcionalidades, sem perder capacidades de memória.



Notícias Relacionadas:

2002-07-18 - Apple revela versão de iPod para Windows e iMac com ecrã plano de 17 polegadas

2003-10-19 - Apple acrescenta gravação de voz e armazenamento de fotos ao iPod

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.