E se lhe dissessem que os leitores de impressões digitais podem ser enganados recorrendo apenas a fotografias captadas por uma simples câmara fotográfica? Foi exatamente isso que um dos elementos do Chaos Communications Congress (31C3) veio defender.



starbug, como é conhecido na comunidade de hackers, apresentou um estudo no qual defende que usando as fotografias certas e o software certo – VeriFinger, uma solução bastante acessível -, é possível enganar alguns leitores de impressões digitais.



O investigador alega ter recriado uma impressão digital da ministra alemã da Defesa, Ursula von der Leyen, recorrendo apenas a fotografias de alta definição recolhidas durante um evento público em outubro deste ano.



O hacker starbug considera que a sua investigação é tão pertinente que daqui em diante não seria de estranhar que mais figuras públicas surgissem em eventos com as mãos protegidas por luvas.



Apesar da alegada descoberta, seria necessário conjugar vários factores para que fosse realizado um ataque recorrendo a esta técnica: seriam necessárias as fotografias das impressões digitais dos utilizadores, o que exigiria várias fotos, e seria depois ainda necessário o acesso físico



Mas mais do que revelar novas técnicas de roubo ou ataque, o que o investigador quis provar é que juntando as condições certas é possível quebrar um sistema de segurança que é tido como um dos mais seguros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico