Aprender uma nova língua, mas em modelo de gamificação, é um bom desafio para as férias, mas esta semana a equipa do TEK Notícias também traz dois novos jogos, um dos quais desenhado para acompanhar a nova temporada da série Foundation da Apple.

Siga pelas sugestões e instale as aplicações no seu smartphone ou tablet.

Persona5: The Phantom X é a nova aventura da série adaptada aos smartphones

Considerado um dos melhores RPGs da Atlus, Persona5 ganha uma versão especial para smartphones.

A série Persona, do estúdio Atlus da família da SEGA, já vendeu mais de 23,5 milhões de cópias a nível global. Os jogos são dos mais bem-sucedidos do catálogo da editora nipónica e chega agora a adaptação do quinto título, numa versão especial e free-to-play, para que tenha um primeiro contacto com as histórias de adolescentes estudantes que de noite se transformam numa espécie de vigilantes.

Os alunos desta irmandade procuram desmascarar agentes corruptos do mundo real, que utilizam as sombras do Metaverso para agirem contra pessoas inocentes. O jogo apresenta uma história envolvente, repleta de sequências animadas e diálogos, apresentando as personagens que muitos fãs irão reconhecer. Funciona sobretudo como um best off da série, em que as personagens podem ser recrutadas num sistema de “gacha”, tipicamente japonês.

Veja na galeria imagens do jogo:

De resto terá de explorar a cidade, participar em eventos e claro, não faltam os combates por turnos, típicos das regras da série e dos JRPG em geral. Poderá utilizar as habilidades especiais das máscaras e combinar esforços com as restantes personagens do grupo.

Pode fazer o download de Persona5: The Phantom X para smartphones iOS e Android.

Ainda não sabe o que fazer nas férias? Aproveite para aprender uma nova língua com a LingQ

As férias são uma boa altura para se dedicar a novos hobbies. Se está à procura de uma atividade que estimule a mente, porque não aprender uma nova língua? A LingQ tem suporte a mais de 50 idionas e, através dela, é possível aprender ao seu ritmo.

A LingQ destaca-se por uma abordagem mais prática e personalizada, permitindo aprender novas línguas a partir de conteúdos como vídeos, podcasts ou artigos que já conhece ou aprecia.

As lições que encontra na app combinam texto e áudio, sendo possível, por exemplo, ouvir um podcast enquanto acompanha a transcrição, tocando em palavras que desconhece para ver a tradução e adicioná-las à sua lista de vocabulário.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A app também lhe dá a possibilidade de importar conteúdos próprios, incluindo vídeos do YouTube, e transformá-los em lições personalizadas com a ajuda de inteligência artificial. Ao todo, a LingQ tem suporte a mais de 50 línguas: de inglês a japonês, passando por árabe, coreano e finlandês.

Entre as funcionalidades em destaque incluem-se revisões de vocabulário baseadas na técnica de repetição espaçada, assim como desafios para mantê-lo motivado.

Recentemente, a app também foi atualizada com um novo assistente inteligente, chamado Lynx. De acordo com os criadores, este chatbot foi concebido para tornar o processo de aprendizagem mais natural, permitindo praticar conversas e fazer revisões.

A LingQ está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store. Além da versão gratuita, a app dispõe de um modo pago que dá acesso a todas as funcionalidades, com preços a começarem nos 17,99 euros por mês.

Acompanhe a nova temporada de Foundation da Apple com o jogo para smartphones

Foundation: Galactic Frontier oferece um vislumbre da humanidade numa nova era de civilização espacial. Mas as disputas políticas e a luta eterna pela liberdade e paz são temas presentes no jogo (e na série televisiva).

Foundation é uma série televisiva da Apple+ que está prestes a receber uma nova temporada. Esta é baseada nos romances de ficção científica premiados de Isaac Asimov e conta a jornada de um grupo de exilados para salvar a humanidade e reconstruir a civilização no meio da queda do império galáctico.

O jogo foca-se nas conquistas e disputas, na luta pela liberdade e paz, que fazem parte dos temas da série televisiva. O jogador terá de construir as suas naves e completar missões. Vai desenvolver armas para proteger as suas bases espalhadas pelos planetas. Vai encontrar muitos inimigos extraterrestres e criaturas hostis.

Veja na galeria imagens de Foundation: Galactic Frontier:

Mais importante é recrutar tripulantes, com especializações, cada um com talentos próprios para formar um grupo poderoso. O objetivo final é aumentar a frota, sobreviver a batalhas espaciais, desenvolver a economia do império e se possível, espalhar a prosperidade e esperança para que a civilização humana seja salva.

Pode fazer o download de Foundation: Galactic Frontier para smartphones Android e iOS (com lançamento em outubro).

Parsnip funciona como o Duolingo, mas para quem está a dar os primeiros passos na cozinha

Está a aprender a cozinhar? A Parsnip quer transformar todo o processo numa experiência divertida e tem quizzes sobre temas como técnicas de culinária, ingredientes, utensílios e segurança alimentar para melhorar as suas habilidades.

Dar os primeiros passos na cozinha pode ser uma experiência intimidante, entre receitas que assumem que já sabe tudo, termos estranhos e técnicas, por vezes, complexas. E se houvesse uma espécie de Duolingo, mas para quem está a aprender a cozinhar? Esta é a proposta da Parsnip.

A aplicação foi concebida para transformar o processo de aprender a cozinhar numa experiência interativa e divertida. Em vez de explicações longas e aborrecidas, a Parsnip aposta em quizzes para o ajudar a melhorar as suas habilidades culinárias.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Nela encontrará pequenos desafios de escolha múltipla com perguntas-chave para quem está a começar a sua aventura na cozinha, incluindo questões como “de que maneira é que a água ferve mais depressa?”, “qual é a diferença entre cozinhar com manteiga ou azeite?” ou “qual é a maneira mais segura de uma faca?”.

À medida que avança, tem a oportunidade de ganhar emblemas, mas também de acompanhar todo o progresso feito ao longo do tempo. Ao todo, a Parsnip inclui mais de 500 níveis de conteúdo, organizados em seis categorias que abordam temas como técnicas de culinária, ingredientes, utensílios, segurança alimentar e até compras.

A Parsnip está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store. Além da versão gratuita, há um modo Pro pago, com preços que começam nos 7,99 euros por mês.