A Lenovo Portugal apresentou hoje os dois primeiros ThinkPad lançados em Portugal com a chancela da marca chinesa, depois da aquisição da divisão de PCs à IBM. Os novos produtos apresentados em conferência de imprensa são vocacionados para o mercado empresarial e dirigem-se a profissionais com fortes exigências de mobilidade.



A nova família de equipamentos ThinkPad Z é apresentada com objectivos de ser um veículo para captar novas franjas do mercado empresarial, nomeadamente micro-empresas, universidades e pequenas organizações. Esta nova linha reforça a aposta da marca nas funcionalidades multimédia, bem como na segurança. Neste campo Christine Dehnel, territory manager da empresa, explicou que a linha Z inclui um sub-sistema de segurança, que funciona em coordenação com o sistema activo de protecção (que activa a recolha das cabeças do disco em caso de movimentos anómalos) e com o leitor de impressões digitais (opcional).



Entre as principais novidades destacam-se a introdução de um ecrã panorâmico, que melhora em cerca de 25 por cento o espectro de visão, e o facto da cobertura exterior do equipamento ser feita em titânio. Ao nível da resistência, a Lenovo destaca também que a nova linha de equipamentos é montada sobre uma única peça de magnésio o que, segundo estudos da empresa, reduz em cerca de 30 por cento os riscos de acidentes.



Os novos equipamentos da gama (para já o Z60t e o Z60m) têm ainda colunas de ambos os lados e um maior número de portas USB. No que se refere à conectividade dispõem de 2 antenas Wi-Fi colocados no ecrã. Ao nível das ferramentas de gestão a nova linha equipamentos introduz também a possibilidade de premindo uma única tecla ter acesso ao último back up em memória, destaca Christine Dehnel.



A Lenovo apresentou também um novo Tablet PC conversível, que segundo a empresa integra três elementos inovadores "ecrã táctil com reconhecimento de escrita, teclado completo e peso reduzido". Mais uma vez, a segurança é uma das apostas fortes que neste ThinkPad x41 Tablet se combina entre um chip criptográfico e um package de software. O peso e espessura são outros dois elementos que segundo a Lenovo tornam o equipamento competitivo na sua gama. São cerca de três centímetros de espessura para um quilo e meio de peso.



João Marques, sales manager da Lenovo em Portugal explicou que os novos equipamentos, tal como a restante linha da Lenovo, conta com o suporte técnico da IBM e que essa é uma das três áreas onde a empresa quer ser forte e reconhecida no mercado. a par com a assistência a Lenovo aposta na inovação e em produtos de qualidade, frisou.



O mesmo responsável voltou a dizer que a prazo a Lenovo pretende entrar no mercado doméstico e acrescentou que a empresa já tem mesmo condições para o fazer, em termos de produtos, mas que só irá dar esse paço quando estiver preparada. Ou seja, quando tiverem montada uma estrutura de suporte.



Os produtos apresentados (na linha Z) estarão disponíveis no mercado português a partir do próximo mês de Novembro com preços a partir de 1.060 euros, enquanto o ThinkPad X41 vai custar 1.960 euros. Ambos os preços não incluem IVA.



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