IdeaPad Duet Chromebook, IdeaPad Chromebook 3 (modelos de 14 e 15,6 polegadas) e IdeaPad Flex 5 Chromebook são os três primeiros modelos de computadores da Lenovo equipados com Chrome OS, que chegam ao mercado nacional em parceria com a Google, até ao final do ano. Para já, o IdeaPad Duet Chromebook já está disponível no mercado.

Segundo Vasco Oliveira, Portugal Consumer Business Manager da Lenovo, os modelos embora tenham sido construídos para qualquer tipo de consumidor, direcionam-se sobretudo a jovens adultos, estudantes e famílias, que desejem soluções com o Chrome OS. Afirma ainda que esta é a primeira parceria com a Google para trazer Chromebooks oficialmente ao mercado de consumo português.

Veja imagens de alguns modelos de Chromebooks da Lenovo:

Os modelos foram criados com algumas características para tornar a experiência do utilizador mais acessível. Tem um botão que permite encontrar documentos, aplicações ou mesmo respostas online. Promete ainda uma autonomia de bateria de até 12 horas com apenas uma carga. Os ecrãs dos equipamentos são sensíveis ao toque, oferece sistema de tethering instantâneo (capacidade de atuar como ponto de acesso de rede a outros equipamentos).

Aposta na segurança dos equipamentos

Para quem utiliza ferramentas de produtividade, os modelos oferecem o acesso a apps do Office como o Word, Excel e Powerpoint através da Google Play. E todos os documentos e arquivos são guardados automaticamente em backup através do Google Drive. Também o seu sistema operativo é atualizado automaticamente, diz a marca, explicando que o Chrome OS mantém os diferentes softwares no Chromebook separados do Sandboxing e, mesmo que uma parte seja infetada, o resto permanece totalmente seguro.

E ainda no que diz respeito à segurança dos equipamentos, oferece início de sessão verificado, chips de segurança, assim como proteção antivírus integrada. Imagine que precisa de emprestar o computador a amigos, pode ativar o modo visitante, permitindo partilhar o Chromebook sem dar acesso à sua conta autenticada. E no caso de desconfiar que a máquina está comprometida, podem redefinir rapidamente o equipamento para as suas configurações de fábrica.

Outras funcionalidades passam pelo uso do Google Assistant, smartlock e desbloqueio do sistema via impressão digital. Os ecrãs são compatíveis com visualização picture-in-picture.

Veja imagens do IdeaPad Flex 5 Chromebook:

“Após o grande sucesso alcançado por todo o mundo nestes últimos anos, chegámos agora a Portugal, através da Lenovo, com o objetivo de continuar a expandir esta missão de revolucionar a utilização destes dispositivos para um modelo mais simples e acessível”, referiu Emilie Engel, Chromebook B2C Lead Iberia.

O IdeaPad Duet Chromebook já está disponível em Portugal, a partir dos 299,99 euros. O IdeaPad Chromebook 3 de 14" polegadas chega entre julho e agosto a começar nos 349,99 euros, enquanto a sua versão de 15,6 polegadas será lançada entre setembro e outubro a começar nos 449,99 euros. Neste período será também colocado à venda o topo de gama IdeaPad Flex 5 Chromebook a começar nos 649,99.