A Lenovo vai substituir em algumas linhas de portáteis o sistema operativo da Microsoft pelo SUSE Linux Enterprise 10 da Novell. O acordo deverá ser formalizado ainda esta semana durante a conferência LinuxWorld que irá decorrer em São Francisco.
A Dell anunciou este ano um movimento semelhante, abandonando a exclusividade de instalação do sistema operativo da Microsoft para adoptar o Ubuntu, da Canonical.
Actualmente em terceiro lugar de vendas de computadores, a Lenovo - que adquiriu o negócio da IBM em 2005 assumindo um lugar mais destacado entre os fabricantes mundiais - quer colocar os novos modelos com Linux no mercado ainda no quarto trimestre deste ano. Sem adiantar pormenores de quais as linhas de produtos que terão o sistema operativo open source pré-instalado, a Lenovo garante que os portáteis serão dirigidos a utilizadores individuais e empresas.
O movimento de adesão dos fabricantes de computadores à pré-instalação de sistemas operativos Linux parece estar a consolidar-se e depois de experiências no mercado norte-americano os equipamentos devem chegar também à Europa. A Dell já confirmou que vai comercializar no mercado europeus os modelos com Linux e a Lenovo poderá fazer o mesmo.
A fabricante chinesa já tinha certificado vários portáteis ThinkPad para várias versões de Linux, como se pode ver nesta página. A pré-instalação pode agora simplificar a vida dos utilizadores e garantir o acesso ao equipamento a consumidores e empresas que não queiram ter o trabalho de instalar o sistema operativo.
Notícias Relacionadas:
2007-04-19 - Mercado de PCs cresce 9% no primeiro trimestre do ano com HP novamente no comando
2007-04-02 - Dell confirma venda de computadores com Linux pré-instalado
2005-03-10 - Negócio entre IBM e Lenovo recebe aprovação final dos reguladores americanos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários