A Lenovo vai substituir em algumas linhas de portáteis o sistema operativo da Microsoft pelo SUSE Linux Enterprise 10 da Novell. O acordo deverá ser formalizado ainda esta semana durante a conferência LinuxWorld que irá decorrer em São Francisco.

A Dell anunciou este ano um movimento semelhante, abandonando a exclusividade de instalação do sistema operativo da Microsoft para adoptar o Ubuntu, da Canonical.

Actualmente em terceiro lugar de vendas de computadores, a Lenovo - que adquiriu o negócio da IBM em 2005 assumindo um lugar mais destacado entre os fabricantes mundiais - quer colocar os novos modelos com Linux no mercado ainda no quarto trimestre deste ano. Sem adiantar pormenores de quais as linhas de produtos que terão o sistema operativo open source pré-instalado, a Lenovo garante que os portáteis serão dirigidos a utilizadores individuais e empresas.

O movimento de adesão dos fabricantes de computadores à pré-instalação de sistemas operativos Linux parece estar a consolidar-se e depois de experiências no mercado norte-americano os equipamentos devem chegar também à Europa. A Dell já confirmou que vai comercializar no mercado europeus os modelos com Linux e a Lenovo poderá fazer o mesmo.

A fabricante chinesa já tinha certificado vários portáteis ThinkPad para várias versões de Linux, como se pode ver nesta página. A pré-instalação pode agora simplificar a vida dos utilizadores e garantir o acesso ao equipamento a consumidores e empresas que não queiram ter o trabalho de instalar o sistema operativo.

Notícias Relacionadas:

2007-04-19 - Mercado de PCs cresce 9% no primeiro trimestre do ano com HP novamente no comando

2007-04-02 - Dell confirma venda de computadores com Linux pré-instalado
2005-03-10 - Negócio entre IBM e Lenovo recebe aprovação final dos reguladores americanos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.