Uma análise conduzida pela consultora NPD Group mostra que o sistema operativo Leopard é um dos maiores êxitos comerciais da Apple, senão o maior. Os resultados apurados pelo grupo indicam que o software vendeu 20,5 por cento mais do que o seu antecessor, Tiger, no primeiro mês.



O Leopard saiu para o mercado em Outubro deste ano e, desde então, já foi responsável por receitas 32,8 por cento superiores às do sistema operativo Tiger, lançado em Maio de 2005.



Estes resultados foram também potenciados pela forte campanha de marketing que a empresa gerou em torno do sistema operativo assim como pela fidelidade dos utilizadores à Apple, isto porque já são várias as queixas de falhas de segurança detectadas no Leopard, algo que não acontecia com o produtos antecessores. O facto de a Apple possuir o dobro das lojas a vender o seu sistema operativo, face à altura em que o Tiger foi disponibilizado, também é um dos factores apontados.



Outra conclusão atribuiu os resultados do Leopard às vendas que o Family Pack da Apple. Quase um terço de todas as unidades contabilizadas pela NPD Group representaram vendas Family Pack, um aumento face à fatia de 20,4 por cento destes pacotes nas vendas do Tiger.



Contudo, a única meta que o Leopard não quebrou face ao Tiger foi a antiga marca de aumento na percentagem de um lançamento para o seguinte. Isto porque o antecessor do Leopard vendeu aproximadamente 30 por cento mais unidades no seu primeiro mês no mercado do que seu antecessor, o Panther.



Os dados da NDP Group foram recolhidos com base nas vendas das lojas tradicionais e dos canais online, incluindo a Apple e a Amazon, e separou as cópias pré-instaladas em novos computadores. Por outro lado, a Apple considerou todas as cópias de Leopard vendidas, independentemente do canal.



Notícias Relacionadas:

2007-11-16 - Utilizadores da Apple com dezenas de actualizações de segurança

2007-10-16 - Apple agenda lançamento da nova versão do Leopard para dia 26 de Outubro