Na sua apresentação Live is On da CES 2021, a LG manteve o pensamento nas mudanças que as pessoas tiveram de fazer durante o último ano, seja a trabalhar, estudar e até a fazer compras em casa. Quando se diz “faça de conta que está em casa”, a LG levou essa máxima à letra na oferta dos seus produtos para as pessoas que têm estado em isolamento.

Nesse sentido, a LG revelou a linha de purificadores PuriCare, baseados em filtros e ventoinhas controladas, segundo os requisitos das organizações de saúde. A marca tem ainda no seu catálogo um sistema PuriCare portátil, entre uma máscara com filtros a um purificador portátil que pode ser levado no bolso ou no carro. O seu sistema de purificadores foi ainda adicionado a outros eletrodomésticos, desde os aspiradores às máquinas de lavar loiça, com projeção de vapores desinfetantes que purificam o ar.

No que toca a eletrodomésticos, o novo frigorifico de duas portas da LG tem uma janela transparente para poder espreitar para o interior, sem ter de abrir a porta. Basta bater duas vezes na porta, para a janela “fumada” ficar transparente. Tem ainda um sistema de produção de gelo em diversos formatos. Introduziu também um purificador no seu reservatório de água, eliminando bactérias através de raios ultravioleta. Nas máquinas de lavar roupa, a inteligência artificial deteta o tipo de roupa na sua tombola e define as temperaturas e velocidades de lavagem, por exemplo. Mais uma vez, o sistema de vapor retira até 95% dos elementos que fazem alergia das roupas durante a lavagem.

Os eletrodomésticos da empresa são controlados através de uma aplicação que oferece aos utilizadores o estado dos equipamentos, manutenções e outros avisos que podem ser úteis para prolongar a vida dos mesmos. No fundo, é um sistema de apoio ao cliente personalizado. Os eletrodomésticos estão em constante comunicação com a app, detetando, por exemplo, situações em que uma máquina de lavar não está alinhada no chão e dessa forma a fazer barulhos indesejáveis.

Novas propostas de televisores para a sala de estar

Apontando às salas de estar, a LG afirma que o consumo de televisão está a crescer e que depois da pandemia houve um aumento de 21% nos adultos e 30% na geração mais nova em frente aos ecrãs. Por isso, a marca pretende introduzir na sua linha OLED novas tecnologias em 2021, neste caso o seu novo painel LG OLED EVO, com ecrãs de 55, 65 e 77 polegadas.

Está equipado com o processador A9 Gen 4 8K de inteligência artificial. Utiliza inteligência artificial e deep learning no upscalling das imagens, para melhorar o conteúdo de baixa resolução. O chip consegue detetar os objetos de fundo das cenas e processá-los individualmente para melhores renders de imagem. Através da deteção de conteúdo, como paisagens e iluminação, estes servem de farol para uma otimização geral da imagem.

O chip tem ainda a capacidade de melhorar o som, projetando-o no sistema surround. Além disso, nivela o áudio quando muda de canal, para que as diferenças de volume sejam consistentes.

O comando tem acesso direto ao assistente virtual, e até pode utilizá-lo para partilhar conteúdos entre smartphones e a televisão, através de NFC, aquilo que a marca chama de Magic Tap, ou seja, tocar o comando remoto no telemóvel. As suas televisões OLED são suportadas pela tecnologia G-Sync da NVidia, permitindo jogar até 8K a 60 FPS. Para os videojogos, há controles especiais para definir filtros e suavidade de imagem.

O novo topo de gama da marca são as televisões QNED suportadas por miniLED. A marca afirma que as TVs da linha QNED são capazes de apresentar imagens com cores realistas, enquanto o painel LED, com quase 30.000 Mini-LEDs, permite disponibilizar um melhor contraste. Os ecrãs dispõem ainda de uma taxa de atualização de 120 Hz para imagens em movimento ainda mais fluídas. O seu catálogo conta ao todo com 10 modelos com resolução 4K e 8K e com dimensões de 85, 90, 95 e 99 polegadas.

Durante a sua apresentação, a LG até teve tempo de apresentar a sua influenciadora virtual, desenhada pela fabricante. De nome Reah Keem, a influenciadora ficou encarregue de mostrar os novos portáteis LG Gram. O computador apresenta uma moldura mais fina para maior área de ecrã, tem 99% de cor do standard DCI-P3 e uma resolução de 2560x1600. Outras características salientadas passam pelo redesign da sua dobradiça, a introdução de impressões digitais no botão de energia. No interior tem os processadores de 11ª geração da Intel e baterias até 80 Wh. O portátil tem modelos de 14, 16 e 17 polegadas.

Praticamente todos os produtos da marca estão ligados ao sistema de inteligência artificial LG ThinQ, pode ser controlada através do smartphone. Atualmente conta com uma plataforma aberta dedicada a um ecossistema colaborativo entre os seus parceiros, para tornar os produtos mais acessíveis e úteis aos seus clientes. Parceiros como a Nestlé, oferecem nos seus produtos códigos de barras que podem ser lidos pela IA e prepará-los de forma automática nos seus fornos, por exemplo.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que de mais importante se passa na CES 2021. Veja aqui todas as novidades e anúncios da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos que este ano decorre em modelo totalmente virtual.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.