A LG Philips, segunda maior fabricante mundial de ecrãs de cristais líquidos, anunciou ontem ter assinado um contrato de cinco mil milhões de dólares por um prazo de três anos para fornecer ecrãs planos à Hewlett-Packard (HP). Sob os termos do contrato, a LG Philips fornecerá até Maio de 2008 ecrãs LCD para laptops e monitores para computadores pessoais da HP, a segunda maior fabricante mundial de computadores.

Segundo a empresa sul-coreana, o acordo poderá fortalecer a sua presença no mercado global de ecrãs com LCD e de notebooks. A LG Philips ultrapassou a Samsung no último trimestre, depois de ter feito um investimento de 4,6 mil milhões de dólares.

Recorde-se que a LG Philips é uma joint-venture da sul-coreana LG Electronics e da Philips Electronics holandesa, e chegou a referir que durante o segundo trimestre, esperava que os preços de LCD caíssem "um único número", quando estes desceram cerca de dez por cento. No quarto trimestre, a descida já ia nos 19 pontos percentuais. O compromisso da HP pode ser um sinal de confiança pelo aumento de procura de tais ecrãs, cujas vendas aumentarão cerca de 38 por cento de acordo com as estimativas da ISuppli.

No mês passado, a Gartner aumentou a sua previsão de receitas na indústria dos semicondutores, particularmente devido às altas remessas esperadas pela aquisição de computadores portáteis. Segundo relatórios financeiros das companhias, a LG Philips vai fazer durante este ano um investimento 60 por cento superior ao orçamento da Samsung para o mercado de LCDs e mais do dobro do total investido pela Sharp até o final de 2006.

Notícias Relacionadas:

2005-06-04 - HP adiciona mini iPod à linha de produtos de música digital

2005-02-21 - HP alarga portfólio de fotografia digital com novas câmaras e impressoras

2005-01-27 - Nortel e LG criam empresa conjunta de equipamentos de telecomunicações