Várias companhias produtoras de distribuições para o sistema operativo Linux e de software compatível juntaram-se para lançar um consórcio para promover o crescimento da plataforma nos computadores pessoais, tendo em que conta que até agora o sistema tem predominado sobretudo nos servidores.



Os objectivos do Consórcio Desktop Linux serão aumentar o interesse pelo Linux nos PCs domésticos e acelerar a sua adopção. Entre os elementos desta associação contam-se empresas responsáveis por distribuições do sistema operativo como a SuSE, MandrakeSoft, Lycoris, Xandros e ArkLinux, bem como a CodeWeavers, produtora de software que permite correr programas do Windows em sistemas Linux, o projecto OpenOffice, concorrente open source do Microsoft Office e o projecto KDE, responsável por um software de ambiente gráfico.



Uma ausência notável é a da Lindows, uma outra distribuição do Linux bastante conhecida e que é destinada para o utilizador comum. Aliás, os próprios membros do consórcio referem que a associação consiste em parte numa reacção ao comportamento de Michael Robertson, director executivo da companhia.



Vários membros do Consórcio Desktop Linux retiraram a sua participação de uma conferência organizada pela Lindows, acusando Robertson de usar demasiado o fórum para promover a sua própria marca. A Hewlett-Packard e a Lycoris foram algumas que se retiraram da conferência. O comunicado divulgado pela associação revela que dentro em breve deverão ser anunciados mais membros.



A participação no consórcio está aberta a companhias comerciais e a organizações não-lucrativas envolvidas no desenvolvimento do Linux e outras tecnologias open source para PCs. O financiamento será assegurado através do pagamento de taxas anuais e a direcção executiva ficará a cargo de Bruce Perens, programador e defensor do software livre.



O grupo pretende realizar uma série de iniciativas como exposições e feiras comerciais, conferências e o patrocínio de actividades e programas de relações públicas, com vista a adopção do sistema operativo no governo, nas escolas e nas pequenas e médias empresas.


Notícias Relacionadas:

2003-01-30 - Linux tem nova versão do software desktop KDE
2002-11-18 - Lindows.com lança terceira versão de distribuição do Linux e anuncia Tablet PC

2002-09-18 - Sun vai produzir PCs desktop económicos equipados com Linux