A Microsoft está a avisar os seus clientes para o facto de algum do spyware instalado nos seus computadores poder bloquear o sistema quando este é confrontado com o download do Service Pack 2, recentemente disponibilizado pela empresa de software.



Assim, a Microsoft aconselha os utilizadores do sistema operativo Windows XP a utilizarem um programa de detecção de spyware como o Ad-Aware ou o SpySweeper que permita limpar o PC antes de descarregar o Service Pack 2, salvaguardando todos os seus dados antes de iniciar ambas as operações, refere Barry Goff, gestor de produto da Microsoft, em declarações à Associated Press.



Segundo o responsável há ainda mais alguns cuidados que os utilizadores deverão ter antes de instalar o Service Pack 2 e activar a actualização automática de software. Entre elas contam-se a verificação da existência de actualizações aos programas autorizados de software, fornecidos por outras empresas, como os programas de segurança.



O facto do Service Pack 2 instalar um firewall introduz algumas alterações significativas à gestão das redes de comunicação que podem gerar problemas de acesso e actualização de outras aplicações, refere a notícia.



A distribuição da última grande actualização ao Windows XP, que visa sobretudo melhorar os mecanismos de segurança do sistema operativo, está a ser efectuada desde o início do mês passado e segundo dados da IDC estão já a circular 260 milhões de cópias.



O spyware é utilizado para recolher dados do utilizador que são fornecidos a uma terceira parte, muitas vezes com fins comerciais ou publicitários. Instala-se quando o utilizador acede a redes de partilha de ficheiros ou descarrega outros programas e pode também activar pop ups publicitários em determinados locais ou momentos da navegação.



Notícias Relacionadas:

2004-06-17 - Infecções de PCs com spyware de elevada perigosidade aumentam

2003-05-20 - Worm utiliza email de suporte técnico da Microsoft para se propagar