A Lphoto é uma solução para a gestão de fotografia digital destinada a computadores desktop Linux lançada recentemente pela Lindows e que inclui ferramentas para importação, retoque, gestão e partilha de fotos.



Para simplificar a partilha de imagens com terceiros, a Lphoto permite o redimensionamento automático das mesmas para mensagens de email ou criação de páginas Web, com apenas um click, salienta a Lindows em comunicado de imprensa.



Entre a lista de funcionalidades do software inclui-se igualmente a redução de olhos vermelhos, o ajuste automático da luminosidade e do contraste para níveis óptimos, o arquivo das fotos em álbuns digitais e a gestão, escolha, anotação, renomeação ou classificação das mesmas.



O Lphoto está gratuitamente disponível para os utilizadores da versão Linux desenvolvida pela Lindows, custando 19,95 dólares para os outros utilizadores. Sendo um produto open source, o código fonte está disponível para qualquer um dos seus utilizadores.



"Com o Lphoto, os utilizadores de Linux e de câmaras digitais têm uma ferramenta de gestão de fotografia comparável às que integram outros sistemas operativos", afirma Michael Robertson, CEO da Lindows - ou Linspire, em alguns países da Europa - no comunicado de imprensa relacionado com o lançamento do produto.



Apesar de ter ganho nos Estados Unidos o direito de manter a designação Lindows até ao final do processo legal contra a Microsoft, a empresa de soluções de software baseadas em Linux teve que alterar a marca a nível internacional. O novo nome foi anunciado no passado mês de Abril.



Notícias Relacionadas:

2004-04-23 - Lindows lança programa de música all-in-one

2004-04-07 - Lindows muda designação internacional da marca para evitar problemas legais

2004-02-18 - Lindows transforma-se em Lind---s para contornar decisão de tribunal