Renovando o conceito de Network Computer - um computador com funções básicas ideal para aceder à Internet e utilizar aplicações residentes num servidor da mesma rede - a Lindows.com anunciou ontem o lançamento do Lindows WebStation. Este computador é apresentado pela empresa como ideal para segundo equipamento numa família, terminal numa empresa ou quiosque de acesso público.



A empresa que está a apostar num sistema Linux mais fácil de instalar e utilizar, o LindowsOS, tem vindo a diversificar sua oferta complementando a venda de software com computadores pessoais e portáteis de preços bastante acessíveis. Escolhendo criteriosamente os componentes e aliviando a carga financeira causada pelo software, a Lindows já consegui colocar no mercado um PC a menos de 200 dólares e um portátil com preço abaixo dos 800 dólares (valores equivalentes em euros).


O novo Lindows WebStation tem um preço de venda a público de 169 dólares e a empresa garante que não é um "thin client", mas sim um computador com todas as funcionalidades essenciais para navegar na Internet, usar aplicações de produtividade, ver vídeos e ouvir músicas em formato MP3. O computador tem um processador AMD Duron de 1,1 GHz, 256 MB de memória RAM DDR, Leitor de CD-ROM, modem interno para linhas analógicas e placa de rede 10/100 Mbps. Para obter este preço, foram dispensados o monitor e o disco rígido, já que o sistema operativo corre a partir da drive de CD-ROM com o LindowsCD.



Em termos de software, para além do LindowsOS que corre a partir do CD-ROM, estão também incluídas no pacote aplicações de produtividade compatíveis do o Office da Microsoft, informa a empresa em comunicado.



A Lindows lembra ainda que o facto do sistema operativo correr a partir do CD-ROM torna o computador praticamente indestrutível por não permitir alterações na configuração permanentes. Qualquer alteração feita será ignorada no reinício do sistema operativo e não são necessárias passwords e usernames, o que tornam este sistema ideal para utilizar em locais públicos.



O computador está à venda através da TigerDirect e Idotpc.com, que limitam as entregas ao território dos Estados Unidos e Canadá. A primeira empresa cobra pelo computador mais 20 dólares do que o anunciado pela Lindows.com.

Notícias Relacionadas:

2003-07-11 - LindowsCD facilita instalação de sistema operativo baseado em Linux

2002-09-04 - Computador de 199 dólares com LindowsOS já à venda