Apesar de ter ganho nos Estados Unidos o direito de manter a designação Lindows até ao final do processo legal contra a Microsoft, a empresa de soluções de software baseadas em Linux terá de alterar a marca a nível internacional. Vários processos legais impostos pela Microsoft à Lindows na Europa justificam esta decisão, afirma Michael Robertson, fundador da empresa.



A nova designação não está ainda escolhida e será comunicada no dia 14 de Abril, seguindo-se um processo de alteração das milhares de páginas Web em mais de 100 servidores onde se refere o nome Lindows. Para resolver temporariamente o problema causado pelo embargo da utilização da marca Lindows na Holanda, Luxemburgo e Bélgica a empresa tinha optado por usar temporariamente a designação Lin---s, mantendo no seu website um alerta para estes utilizadores.



Michael Robertson garante que a substituição do nome a nível internacional deverá ser temporária, até se conseguir uma decisão judicial semelhante à que nos Estados unidos garantiu o direito à utilização da marca Lindows, há dois anos atrás (veja Notícias Relacionadas).



Na semana passada o Juiz Coughenour - responsável pelo processo que opões a Lindows e a Microsoft em solo norte-americano - negou o pedido da Lindows de bloquear a suspensão internacional do nome Lindows.com por parte da Microsoft, que se soma aos vários processos que a gigante de software mantém contra a pequena empresa de sistemas open source.



A Lindows havia pedido aos seus utilizadores para fazerem sugestões sobre o novo nome a adoptar. Michael Robertson afirma no seu habitual editorial que a proposta que prefere é a de "Lindos", que seria acompanhada por uma campanha a explicar que "o W é que nos está a causar todos os problemas".


Ironicamente Michael Robertson refere ainda que só uma das mais poderosas empresas pode lançar 8 processos legais idênticos em países diferentes, mas que a Lindows vai continuar a lutar, convencida de que a atenção de que tem sido alvo por parte da Microsoft se deve à sua possibilidade real de afectar o domínio da empresa de Bill Gates na área de software Desktop.

Notícias Relacionadas:

2004-02-18 - Lindows transforma-se em Lind---s para contornar decisão de tribunal

2002-05-17 - Juiz rejeita pedido da Microsoft para impedir utilização do nome Lindows.com