As mudanças no mercado de PCs nos próximos anos vão garantir um crescimento exponencial para o Linux, que vai ser o sistema operativo preponderante do próximo bilião de computadores a chegar ao mercado. François Bancilhon, CEO da Mandriva, traçou ontem, no VI Encontro Nacional de Tecnologia Aberta, a sua visão para o mercado de PCs de baixo custo que, na sua opinião, vão dominar as vendas nos países emergentes e estender-se a economias mais avançadas.

A experiência da Mandriva nos PCs de baixo custo estende-se da Nigéria, com os Classmate PCs, ao Brasil, onde mais de 40 mil máquinas são vendidas todos os meses pela Positivo, líder do mercado de retalho.

François Bancilhon lembra que dos 270 milhões de PCs vendidos em 2007 os OEM desenharam e fabricaram menos de 18 por cento, uma percentagem que estima irá baixar para 8 por cento até 2010. "Quem precisa da HP? Muito rapidamente o que será mais importante é dominar a rede de distribuição e não o nome do fabricante ou a marca e isso vai mudar o mercado".

Em relação aos PCs de baixo custo o CEO da Mandriva afirma que nos próximos meses vão surgir dúzias de alternativas ao XO de Negroponte, ao Classmate PC da Intel e ao EEE da Asus. "A maioria das máquinas vão ter Linux. É incomportável num equipamento que custa 100 dólares colocar um sistema operativo que no mínimo custa 40 dólares", defende François Bancilhon.

Quanto ao alargamento do conceito doa PCs de baixo custo - inicialmente pensados para mercados emergentes - aos países mais desenvolvidos, o CEO da Mandriva afirma que este é natural e exemplifica com o facto da Intel já ter abandonado as limitações geográficas que tinha imposto ao Classmate.

"Na Europa e nos Estados Unidos estas máquinas não se vão chamar Low Cost PC, mas UMD (Ultra Mobile Devices), um nome mais sexy, e muitos compradores vão adquiri-las simplesmente por impulso, porque é fácil pagar 200 dólares por um gadget", justifica o CEO da Mandriva.

Notícias Relacionadas:

2008-04-08 - HP lança-se no segmento dos portáteis de baixo custo
2008-03-20 - Classmate PC com distribuição alargada à Europa
2008-03-13 - Asus espera vender 5 milhões de PCs de baixo custo este ano
2007-01-12 - Intel inclui sistema operativo Linux em computadores para mercados emergentes