Está já contratado e previsto, mas só na próxima semana a TMN deverá colocar online a nova oferta de portáteis e-escola para o novo ano lectivo que já teve início. A aposta continua a ser nas marcas Acer e Insys, da Inforlândia, retomando a opção com Linux Caixa Mágica que tinha sido afastada das opções disponibilizadas pela operadora.

A operadora mantém agora um único portátil nas opções que anuncia online, numa redução face à situação do início de Setembro, mas já tinha confirmado ao TeK que iria em breve reforçar esta aposta.

Paulo Trezentos, director técnico da Caixa Mágica, confirmou hoje no Linux 2009 que um dos modelos da Insys vai integrar a distribuição portuguesa de Linux, e que estreia um novo processador Intel na oferta do e-escolas, o Intel Core2Duo, representando uma alternativa de elevada performance face aos outros portáteis do programa governamental.

Na mesma conferência Paulo Trezentos garantiu que mais de 600 mil computadores dos vários programas para a educação contam com o Linux da Caixa Mágica, em dual boot ou não. Para estes números contribuem os 450 mil Magalhães do e-escolinhas, 110 mil desktops da HP que estão a ser instalados nas escolas com o Kit Tecnológico da Educação e ainda cerca de 70 mil portáteis distribuídos com sistema operativo Linux no programa e-escolas da TMN.

Embora considere que o trabalho com a integração destas ferramentas nas escolas está agora a começar, especialmente no primeiro ciclo com o Magalhães, Paulo Trezentos adianta que a Caixa Mágica continua a trabalhar neste projecto e em novas formas de dinamizar o portátil em ambiente educativo, estando a desenvolver uma solução que permite criar uma rede ad-hoc entre os computadores dos alunos e o do professor mesmo onde não há rede local com ou sem fios.

Hoje o Linux 2009 vai também ser palco da assinatura de um memorando de intenções Open e-school, através do qual 8 entidades se propõem criar uma aliança para disseminar estes novos conceitos na área da educação. Da lista dos signatários fazem parte a IFILP (Instituto de Formação e Investigação da Língua Portuguesa), Ansol, Associação Ensino Livre, Inforlândia, Sun Microsystems, Caixa Mágica, Angulo Sólido e Sybase.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.