A aplicação da Nokia para aquisição e leitura de ebooks começa esta semana a chegar aos primeiros mercados europeus, devendo a disponibilização a nível global acontecer até ao final deste ano, anunciou a fabricante no blog oficial.

Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia serão os primeiros países a ter acesso ao Nokia Reading, numa expansão que vai acontecer de forma faseada e onde a data para chegada a Portugal ainda não é especificamente referida. A marca assegura porém que todos os mercados terão acesso ao serviço.

A aplicação, desenvolvida em parceria com algumas das maiores editoras internacionais, é compatível com todos os modelos Lumia no mercado (800, 710 e 610) e poderá ser descarregada a partir da secção Nokia Collection no Marketplace do Windows Phone.

Para além dos títulos, em inglês, publicados por gigantes como a Penguin, Hachette ou Pearson, a fabricante finlandesa promete assegurar a disponibilização de conteúdos nos idiomas dos diferentes países e de um leque alargado de títulos dos mercados locais.

Prometidos para uma segunda fase estão também os livros em formato áudio e uma espécie de agregador de notícias a que a empresa chamou News Stream. A funcionalidade vai permitir aos utilizadores selecionarem quais os fornecedores de conteúdos (de feed RSS), internacionais ou locais, que querem ver incluídos na listagem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes