A Lotus, unidade de software da IBM, deu ontem sinais de pretender avançar para o mercado de serviços para a Web ao anunciar que pretende oferece dentro em breve suporte completo para a Java 2 Enterprise Edition (J2EE) a as suas aplicações de email, messaging e de colaboração. Esta especificação da Sun Microsystems destina-se ao software escrito na linguagem de programação Java.



Ao mesmo tempo, a divisão da IBM aproveitou a sua conferência Lotusphere 2002 que decorre até ao dia 31 de Janeiro em Orlando, no estado norte-americano da Flórida, para revelar as primeiras versões beta do Notes e Domino 6, estando o lançamento dos produtos finais previsto para o terceiro trimestre de 2002.



Ao tornar o seu software compatível com a especificação J2EE, a Lotus pretende aumentar o conjunto de funcionalidades colaborativas dos seus produtos. Essa especificação já é suportada em alguns dos produtos do catálogo da empresa, como por exemplo, o Lotus Workflow.



Mas a partir de agora, a unidade da IBM pretende disponibilizar as suas tecnologias - email, instant messaging e software de videoconferência - como componentes que podem ser ligados a outros programas. A Lotus ainda não estabeleceu um calendário para implementar o suporte da J2EE no seu software Notes e Domino, limitando-se por enquanto a referir que esse passo será dado na versão a seguir à 6.0.



A IBM tem sido desde há muito uma das grandes apoiantes da tecnologia Java. A sua linha WebSphere de software de e-business já inclui suporte para a J2EE. A partir do momento em que o software da Lotus se tornar compatível com Java, estas aplicações poderão correr em cima dos produtos WebSphere, como o seu software para portais que permite que as empresas construam sites da Web do tipo portal para empregados, clientes ou parceiros. Como resultado dessa fusão, as companhias podem criar mais facilmente um portal concedendo aos empregados acesso ao software de agendamento ou de email da Lotus.



No mesmo dia, a Lotus revelou as primeiras versões beta do Domino e do Notes 6.0. Estas versões incluem já o o conjunto completo de funcionalidades que irão fazer parte das versões finais, cujo início de comercialização está previsto para o terceiro trimestre de 2002.



O Notes e o Domino disponibilizam email, agendas electrónicas pessoais e de grupo. As novas versões vão incluir um novo interface de utilizador, melhor segurança e fiabilidade, bem como novas ferramentas de administração para tornar os programas mais fáceis de gerir.



A família de produtos da Lotus também inclui o Lotus SameTime - um software de instant messaging para empresas -, o Quick Place - que permite criar um espaço na Web para que colegas de trabalho possam interagir e colaborar em projectos -, e o Discovery Server - uma tecnologia de pesquisa por conteúdos que permite que os funcionários encontrem uma variedade de informações.



Outras novidades anunciadas na Lotusphere foram o relançamento da estratégia de serviços para a Web da Lotus, com o lançamento dos IBM Software Services para os produtos da Lotus, e o estabelecimento de parcerias com a Cisco e a Captaris, de forma a tornar o Notes compatível com os seus sistemas unificados de messaging.



Notícias Relacionadas:

2001-11-20 - Demailer permite recuperação de emails não lidos

2000-12-06 - Lotus Notes tem versão portuguesa

2000-11-30 – Lotus disponibiliza versão beta do iNotes