Ultrapassada a fase de testes na qual foram convidados vários beta testers para experimentar os serviços, a Lunacloud lança hoje comercialmente a sua oferta de cloud que está disponível no Reino Unido e em Portugal, mas que a curto prazo pretende chegar a outros países europeus.

Os conceitos de simplicidade de utilização, elasticidade da oferta e preço low cost estão por detrás do projeto que envolve António Miguel Ferreira e Charles Nasser, e que é apoiado na Claranet, um fornecedor de serviços de backbone e datacenters.

Os objetivos de concorrer com os serviços de cloud da Amazon não são escondidos pelos promotores da Lunacloud, que apresentam amanhã formalmente a iniciativa no Reino Unido, onde estimam que estará o maior mercado a curto prazo.

"Acreditamos que muito boa tecnologia já está disponível na cloud, mas sacrificando a simplicidade. Para que a procura aumente é preciso que a cloud seja mais simples, fiável e mais barata de forma a ganhar exposição a sectores que podem beneficiar mais destas ofertas", explica António Miguel Ferreira, co-fundador e CEO da Lunacloud.

A Lunacloud vai focar a sua oferta em serviços de infraestrutura na cloud (IaaS) de baixo custo, apontando para start ups, empresas de tecnologia, developers e a comunidade técnica em geral. Os preços foram definidos a partir de 1,6 cêntimos por hora, podendo ser os serviços geridos de forma muito flexível.

A Lunacloud integra na sua oferta servidores cloud com capacidade de RAM entre 512 MB e 96 GB, e com 1 a 8 CPUs e alojamento entre 10 GB e 2 TB, com sistema operativo Linux ou Windows, tudo controlável através da Web num painel de administração ou através de uma API no computador.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.