Mac OS X "El Capitan" - o capitão em tradução livre - é o nome da nova versão do sistema operativo da Apple para computadores desktop e portáteis. A empresa revelou durante a sua conferência mundial de programadores que o objetivo desta nova versão é melhorar a experiência e a performance de utilização do software.

Para comprovar isso mesmo está o facto de o Mac OS X El Capitan ser 1,4 vezes mais rápido que o Mac OS X Yosemite, a versão que agora está instalada em 55% dos computadores Apple e que de acordo com a empresa é o sistema operativo com a mais rápida taxa de adoção de sempre.

Para ajudar no desempenho a Apple vai trazer a plataforma Metal também para o Mac OS, um sistema que já tinha feito a sua estreia o ano passado no iOS. O Metal é uma tecnologia da Apple que permite aos dispositivos rentabilizar o desempenho gráfico sem que seja necessário um update de componentes físicos. Com a sua transição para os computadores a Apple espera conseguir até 40% mais eficácia em renderização gráfica.

A título de exemplo, com o Metal o programa Adobe After Effects conseguiu um melhoramento de oito vezes na renderização de conteúdos. Num outro exemplo a Apple mostrou um jogo, Fortnite, que aproveita ao máximo a nova tecnologia gráfica do sistema operativo para computadores.

Neste novo sistema operativo é ainda possível, ao nível do Safari, afixar sites logo abaixo da barra de pesquisas e agora também vai ser possível identificar de imediato as abas que estão a reproduzir som, assim como silenciá-las.

Vai haver a possibilidade de redimensionamento do Spotlight, o sistema de pesquisa do Mac OS, que agora também aceita pesquisas de linguagem mais natural - pelo menos para os utilizadores que falam inglês.

A versão de programadores do Mac OS X El Capitan fica disponível hoje, 8 de junho, sendo que a versão beta para outros utilizadores poderá ser acedida em julho. Durante o outono chega a versão final que será um update gratuito para os utilizadores de computadores Mac.

Veja ainda todas as restantes novidades apresentadas pela Apple no WWDC15.

Nota de redação: Corrigida uma gralha no nome do sistema operativo para computadores Apple, por indicação dos leitores