Dos 354 mil alunos que já se inscreveram para receber o Magalhães, apenas 200 mil já contam com computador, escreve a Lusa. Os restantes equipamentos ainda não foram entregues mas a fabricante dos portáteis referiu que até Março estará concluída a entrega. No site oficial do Magalhães, a informação aponta para a entrega de todos os equipamentos aos alunos do primeiro ciclo até à Páscoa.

Citado por outros órgãos de comunicação social, Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), explica que os atrasos estão a ter impacto nas crianças, que mostram ansiedade e angústia por não entenderem os motivos pelos quais só algumas crianças já têm o portátil.

O mesmo responsável frisa ainda que algumas escolas estão a adiar para o próximo ano lectivo a utilização total do computador nas salas de aula ou a utilizar o equipamento apenas para trabalhos de grupo.

Por outro lado, existem escolas que estão a optar por não utilizar o Magalhães até que todos os alunos possuam o equipamento. Desta forma evitam-se as demonstrações menos afectuosas entre os mais pequenos.