(Actualizada) O programa Magalhães está suspenso. Os alunos que este ano lectivo tentaram requisitar o computador não conseguiram fazê-lo e receberam das escolas a informação de que ainda não há autorização do Ministério da Educação para que o Magalhães volte a ser distribuído.

A notícia é avançada pela TSF, que junto do Plano Tecnológico para a Educação confirmou que não há para já qualquer informação sobre a continuidade do projecto.

"Os pais perguntam como podem ter acesso ao Magalhães e continuamos sem saber muito bem o que lhes dizer porque neste momento não há directivas em relação a estes alunos que estão a entrar agora no primeiro ciclo", afirmou também à TSF Manuel Grilo, do sindicato dos professores da grande Lisboa.

Até final de Junho tinham sido entregues 370 mil computadores Magalhães, vocacionados para as crianças do ensino básico. Baseado no conceito Classmate da Intel, o equipamento é em Portugal fabricado pela JP Sá Couto, que também já está a distribuir computadores para a Venezuela, no âmbito de um acordo de cooperação assinado entre o presidente Hugo Chavez e o governo português.

O Magalhães foi uma espécie de bandeira para a educação do governo socialista cuja continuidade será decidida pelo próximo Governo, como já tinha sido referido em momentos anteriores por membros do executivo.

Valter Lemos, secretário de Estado da Educação disse entretanto à TSF que “suspensão” não é a forma mais correcta de designar o actual momento do programa, que é mais do que a simples entrega de computadores, é também a sua utilização.

“A entrega do computador Magalhães implica uma despesa elevada e naturalmente que o Governo entende que deve ser o próximo executivo a tomar essa decisão, sendo que está tudo preparado para que ela possa ser tomada tão rapidamente quanto o novo governo desejar”, justificou ao órgão de comunicação.

Nota de redacção: A notícia foi actualizada com mais informação prestada à TSF pelo secretário de Estado da educação.