A grande maioria dos utilizadores de computadores em Portugal - ou, mais precisamente, 83 por cento - não sabe como inserir num documento o símbolo representativo do Euro (€) no seu PC, um desconhecimento superior à média europeia, situada nos 61 por cento, revela um estudo recente da Logitech, fabricante de periféricos para computadores pessoais.



Realizado em 13 países da Europa, o estudo indica igualmente que apenas 67 por cento das empresas nacionais prepararam os seus funcionários para utilizarem PCs na era da moeda única.



A sondagem revela significativas diferenças de preparação para o lançamento do euro, sendo a Europa do Sul a região mais atrasada nesta matéria. De acordo com os dados reunidos, 83 por cento dos portugueses, 75 por cento dos italianos e mais de dois terços dos espanhóis interrogados ou não possuem um símbolo Euro no seu computador ou desconheciam a sua existência.



A Logitech afirma que mais de metade das empresas italianas nada fizeram para se prepararem para a moeda única, assim como 33 por cento das portuguesas e 84 por cento das espanholas. Isto quando mais de 70 por cento dos italianos e espanhóis, e mais de dois terços dos portugueses afirmaram que enviam ou recebem regularmente documentos que contêm símbolos de moedas.



Dos 12 países que aderem à nova moeda a partir de 1 de Janeiro de 2002, os franceses são os que se revelam mais conhecedores sobre a localização ou combinação de teclas que lhes permite introduzir o seu símbolo quando necessário, com metade dos inquiridos a afirmarem sentirem-se preparados para o euro.



Curiosamente, alguns dos países que não estão na primeira vaga de adesão à moeda única revelaram uma maior preparação para a mesma, quando 60 por cento dos suecos e 58 por cento dos noruegueses indicaram que sabem como introduzir o símbolo euro num documento informático. A Logitech salienta que estes foram os dois únicos países do estudo em que mais de 50 por cento dos inquiridos se revelou conhecedor da forma de inserir o símbolo da nova moeda.





O símbolo do Euro - € - está presente na maioria dos teclados mais recentes sob a letra "E" e pode ser utilizado clicando na tecla "Alt GR" + "E" mesmo quando não aparece inscrito no teclado se for usado com as mais recentes versões dos sistemas operativos.



Notícias Relacionadas:


2001-11-30 - Compaq e Primavera ajudam PMEs a prepararem-se para o Euro

2001-09-30 - Três quartos das empresas clientes da SAP apresentam facturação em euros

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.