A HP e a Toshiba anunciaram que vão recolher do mercado as baterias da Sony usadas em alguns dos e seus computadores pessoais, por problemas de sobreaquecimento. A medida é apoiada pela fabricante japonesa, que estima que serão recolhidas cerca de 100 mil baterias de lítio 2.15Ah em todo mundo.

A acção acontece depois de a Sony ter tido conhecimento de mais de 40 incidentes relacionados com as suas baterias de, que em alguns casos causaram fumo e chamas.

Do total de incidentes, há registo de dois utilizadores que sofreram queimaduras ligeiras e de outros 21 que se queixaram de terem sofrido danos materiais.

A fabricante encontrou duas causas para o problema: ajustes na linha de produção de Outubro de 2004 a Junho de 2005, que podem ter afectado a qualidade dos lotes de produtos, e um possível defeito nas chapas de metal.

Do número total de baterias a recolher, 35 mil foram comercializadas nos Estados Unidos e 65 mil nos restantes mercados internacionais.

Num comunicado, a Sony informa que as baterias de seus computadores Vaio não têm qualquer problema, não sendo necessária a sua recolha.