
(Atualizada) O contrato tem um valor de seis milhões de dólares e os portáteis que foram concebidos para utilização educativa desta vez vão servir para fazer o censo educativo do México, adiantou Paulo Portas no final da visita de três dias ao país na qual se fez acompanhar por um grupo de empresários portugueses.
Segundo informação entretanto divulgada, o portátil foi escolhido pelo Instituto Nacional de Estatística e Geografia mexicano para a recolha de dados dos Census a professores e alunos naquele país. O projeto foi ganho em concurso público, com um parceiro local da JP - inspiring knowledge, sendo o resultado conhecido esta semana.
Os portáteis vão ser usados como ferramenta de trabalho de 25 mil colaboradores que vão percorrer as escolas de todos os Estados mexicanos com o objetivo de recolher dados sobre escolas, professores e alunos, com que vão elaborar um Atlas Educativo do país.
Os portáteis Magalhães vão ser também utilizados num dos Estados do México, Oaxaca, para aumentar o número de computadores para as escolas. O projeto tinha sido iniciado com 7 mil portáteis, entregues em fevereiro, mas poderá chegar a 700 mil.
Paulo Portas elogiou o trabalho que tem sido feito pelo consórcio E-xample na exportação de tecnologia da educação desenvolvida em Portugal, que marca presença em países como o Brasil, Venezuela, México, Argentina, El Salvador, Panamá e Costa Rica.
O responsável pela diplomacia portuguesa adiantou que este consórcio de 26 empresas na área da tecnologia educativa vai permitir exportar não só computadores mas também conteúdos, painéis interactivos e outra tecnologia desenvolvida em Portugal.
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou em jeito de balanço que a visita ao México teve bons resultados e que foi decidida também uma nova concessão ferroviária à Mota Engil, no valor de 30 milhões de dólares, ficando a empresa a operar em cinco estados mexicanos.
Paulo Portas defendeu que estes contratos são apenas um primeiro passo e que foram assinados vários memorandos, adiantando que tem esperança de aumentar as exportações portuguesas para o México, e ainda de estabelecer parcerias que permitam ganhar concessões a apoiar a retaguarda.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários