As páginas governamentais em questão terão sido comprometidas por um utilizador malicioso indonésio intitulado de d3b~X, avança o site WebSegura.net.

[caption][/caption]

Na altura em que escrevemos este artigo, ambas as páginas - http://gid.min-saude.pt/nyet.gif e http://www.associacaonahora.mj.pt/nyet.gif - continuavam a apresentar a "desfiguração" de que foram vítimas.

Segundo David Sopas, este utilizador malicioso é conhecido por fazer upload de sistemas de backdoor, ou seja, uma operação que permite que fique uma "porta aberta" para futuras intrusões. Neste caso, o defacer obteve permissão para fazer o upload de imagens, deixando a mensagem "Hacked by d3b~X".

Informação confidencial pode ter sido comprometida e só após verificações de segurança é que será possível confirmar os danos do ataque a estes sites governamentais, alerta David Sopas, que no entanto acrescenta não ter sido encontrado malware.

"Depois dos ataques lançados pelos Anonymous Portugal, penso que é mais um aviso para os responsáveis de sites críticos para investirem em segurança e desta forma salvaguardar a informação que poderá afetar todos os portugueses", considera o responsável pelo WebSegura.net.

Recorde-se que em 2012 a Inspeção-Geral de Finanças elaborou um relatório onde alertava o Governo português para o aumento de ataques informáticos aos sistemas de organismos públicos. O crescimento da pirataria que se fazia prever estaria relacionado com o maior mediatismo que Portugal iria ter devido ao programa de resgate financeiro.

A análise concluiu ainda que os centros de informática da Administração Pública não tinham capacidade técnica suficiente para dar resposta aos níveis de segurança ideais.

O estudo foi recuperado recentemente depois de vários ataques envolvendo páginas online de sites governamentais terem sido conhecidos, como por exemplo o do site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, pelos Anonymous, ou o de uma entidade pública ligada à área do ensino, em 2013, que viu a sua base de dados sequestrada por piratas informáticos, que pediam um resgate em bitcoins.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico