As páginas governamentais em questão terão sido comprometidas por um utilizador malicioso indonésio intitulado de d3b~X, avança o site WebSegura.net.

[caption][/caption]

Na altura em que escrevemos este artigo, ambas as páginas - http://gid.min-saude.pt/nyet.gif e http://www.associacaonahora.mj.pt/nyet.gif - continuavam a apresentar a "desfiguração" de que foram vítimas.

Segundo David Sopas, este utilizador malicioso é conhecido por fazer upload de sistemas de backdoor, ou seja, uma operação que permite que fique uma "porta aberta" para futuras intrusões. Neste caso, o defacer obteve permissão para fazer o upload de imagens, deixando a mensagem "Hacked by d3b~X".

Informação confidencial pode ter sido comprometida e só após verificações de segurança é que será possível confirmar os danos do ataque a estes sites governamentais, alerta David Sopas, que no entanto acrescenta não ter sido encontrado malware.

"Depois dos ataques lançados pelos Anonymous Portugal, penso que é mais um aviso para os responsáveis de sites críticos para investirem em segurança e desta forma salvaguardar a informação que poderá afetar todos os portugueses", considera o responsável pelo WebSegura.net.

Recorde-se que em 2012 a Inspeção-Geral de Finanças elaborou um relatório onde alertava o Governo português para o aumento de ataques informáticos aos sistemas de organismos públicos. O crescimento da pirataria que se fazia prever estaria relacionado com o maior mediatismo que Portugal iria ter devido ao programa de resgate financeiro.

A análise concluiu ainda que os centros de informática da Administração Pública não tinham capacidade técnica suficiente para dar resposta aos níveis de segurança ideais.

O estudo foi recuperado recentemente depois de vários ataques envolvendo páginas online de sites governamentais terem sido conhecidos, como por exemplo o do site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, pelos Anonymous, ou o de uma entidade pública ligada à área do ensino, em 2013, que viu a sua base de dados sequestrada por piratas informáticos, que pediam um resgate em bitcoins.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.