No que diz respeito a esta novidade, é tudo uma questão de acessibilidade. A Google colocou a sua inteligência artificial a criar legendas automáticas para apresentações, de forma a que as pessoas com dificuldades auditivas possam acompanhar palestras, lições, colóquios e afins, tão bem quanto aqueles que ouvem na perfeição. Com este novo sistema, que funciona com base na app Slides, o apresentador só tem de ligar um microfone ao computador, ativar a opção de legendas, e falar. O computador vai depois traduzindo todo o texto, em tempo real, adaptando-o logo de seguida às legendas.

O projeto foi desenvolvido no último hackathon que a Google dinamizou internamente entre os seus colaboradores. Laura D'Aquila e Abigail Klein, engenheiras especializadas na componente de acessibilidade das tecnologias da empresa de Mountain View, são as responsáveis pelo produto. As autoras sublinham que os deficientes auditivos têm muita dificuldade em acompanhar apresentações, pelo que era urgente criar uma solução para o problema.

As legendas automáticas vão estar disponíveis no Slides já esta semana. Inicialmente, apenas o inglês norte-americano vai estar abrangido por este sistema.

Apesar de ainda não existirem provas da sua precisão, estas legendas podem ser de grande utilidade em apresentações, mesmo para aqueles que não têm dificuldades de audição, mas que simplesmente perdem o fio à meada entre apontamentos e comentários com os colegas.