Parte dos dois milhões de computadores afetados pelo malware que havia na página europeia da Yahoo! tornou-se escravo de uma rede de mineração de Bitcoins, situação que reduzia a performance das máquinas afetadas.

O malware que existia em alguns anúncios na página da tecnológica norte-americana esteve ativo entre 31 de dezembro e o dia 3 de janeiro. A Yahoo! não especificou o número de utilizadores infetados, sendo que os dados agora revelados são publicados pelo The Guardian. A empresa liderada por Marissa Mayer revelou no entanto que utilizadores Mac e de dispositivos móveis não foram afetados.

A descoberta relativamente à utilização dos PC para redes de mineração de Bitcoins é da responsabilidade da empresa de segurança Light Cyber. A Fox IT, empresa que tornou pública a falha, tinha estimado que por hora tinham sido infetados cerca de 27 mil máquinas.

Em causa esteve mais uma vez a existência de software malicioso que explora vulnerabilidades no Java.

Além do malware para mineração do Bitcoin, foram instaladas variantes do ZeuS - que tem como principal objetivo roubar dados de acesso a serviços de banca online - e da Andromeda, que escraviza o computador para uma rede de "clickjacking".


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.