Prosseguindo a sua estratégia de desenvolvimento de conteúdos educativos em formato multimédia a Texto Editores lança hoje o Manual Multimédia, que estará disponível para professores e alunos no próximo ano lectivo. A Editora tinha anunciado no ano passado o formato de livro electrónico, através do qual os seus manuais escolares eram oferecidos aos professores em formato digital e dá agora mais um passo com novos conteúdos multimédia que são conjugados com o livro adoptado pela escola.




Carmo Correia, Directora de Edições Escolares e Marketing da Texto Editores, adiantou ao TeK que o formato ebook foi um sucesso entre professores e alunos, ultrapassando ligeiramente as expectativas da editora com a disseminação de cerca de 12 mil exemplares. Com este formato mais rico, que inclui vídeos, áudios, animações, imagens e jogos didácticos, a empresa espera ampliar ainda mais a adesão dos professores e alunos.

O Manual Multimédia estará para já disponível em três versões, nas disciplinas de Ciências Físico-químicas, Ciências Naturais e História, todas para o sétimo ano de escolaridade. Progressivamente, à medida que a Texto for recebendo os comentários dos utilizadores e avaliando a sua adesão, estes conteúdos serão alargados a outras disciplinas e outros anos.

Embora sem querer entrar em detalhe em relação às datas de alargamento e às próximas disciplinas e anos a contemplar, Carmo Correia explicou ao TeK que "a mais valia didáctica do projecto justifica que níveis de ensino inferiores tenham também este produto disponível".

A responsável destaca ainda o carácter inovador do Manual Multimédia na integração que é feita com o manual escolar, com o qual está "em estreita ligação e total consonância", acrescenta. "Existem muitos recursos educativos mas nem sempre há a garantia de que coincidem com o que é central nas aulas e com o que o professor valoriza na avaliação dos alunos", sublinha Carmo Correia.

Os conteúdos acrescentados aos manuais foram desenvolvidos em colaboração estreita com os autores dos livros escolares, assim como por uma equipa de colaboradores com experiência de ensino que apoiaram a criação de guiões novos para as peças de áudio e vídeo. Na experimentação participaram ainda alunos que deram a sua colaboração como utilizadores.

Para os professores que utilizem o manual escolar, o Manual Multimédia correspondente é gratuito, enquanto os alunos podem ter também acesso ao CD-ROM pagando 4,99 euros.





Carmo Correia acredita que o formato CD-ROM é actualmente o mais adequado para a disponibilização destes conteúdos, já que é mais facilmente transportável e não fica dependente da ligação à Internet existente no local onde o professor ou o aluno o quiserem utilizar. A colocação dos conteúdos na Internet não foi porém afastada por esta responsável, que afirma estar este projecto também no calendário da Texto Editores.




Escolas ainda não totalmente preparadas

Para além de servirem de apoio à preparação das aulas ou à compreensão da matéria por parte dos alunos em estudo individualizado, o Manual Multimédia tem integrado o princípio de apoio à apresentação das aulas, que está ainda muito apoiada no manual escolar em papel.

Questionada pelo TeK, Carmo Correia admitiu que actualmente as escolas não estão "tão apetrechadas como todos gostaríamos" mas que este é um processo que tem vindo a ser crescente, sendo actualmente difícil encontrar escolas que não tenham qualquer tipo de equipamento informático, quer em salas de aula para a TIC quer em bibliotecas. "Estamos ainda longe da situação ideal que era todas as salas de aula terem computadores, datashow e ecrã de projecção", diz Carmo Correia que acrescenta que já existem escolas com este equipamento mas são ainda uma minoria.

A Texto Editores considerou porém que "já existem condições e sobretudo preparação e vontade por parte dos professores para usar estes conteúdos na preparação das aulas e na apresentação aos alunos", garante. "São estas as condições que apelam muito a que o parque tecnológico seja alimentado com novos recursos educativos adequados", acrescenta a responsável.

Notícias Relacionadas:

2005-09-06 - Texto Editores complementa manuais escolares com formato ebook

2005-01-26 - Projecto da Porto Editora coloca matérias curriculares online