A Tulip Computers, empresa
que detém os direitos do uso do nome Commodore, anunciou na passada sexta-feira a assinatura de um acordo de licenciamento que permitirá o relançamento da marca a nível mundial, graças à criação de um portal de jogos que tirará partido de uma nova vaga de interesse pelo Commodore C64.



As máquinas, que se tornaram célebres nos anos oitenta pelos jogos para si desenvolvidos, têm ainda, segundo dados da Tulip, 6 milhões de utilizadores
fiéis em todo o mundo a jogarem mais de 6 mil jogos especialmente criados
para o Commodore, facto, que para a mesma firma, atesta bem da força da marca.



Por essa razão a Tulip acaba de assinar um acordo com a Ironstone Partners no qual cede à segunda os direitos de utilização do nome Commodore C64 para a criação de um portal oficial que disponibilizará os já clássicos jogos criados especialmente para a máquina e ainda alguns recém desenvolvidos. No mesmo site a Ironstone Partners irá vender também o emulador oficial do C64 e vários tipos de software e hardware compatíveis com a máquina, recebendo a Tulip, em contrapartida, uma parte desses lucros.



Actualmente existem cerca de 300 sites que disponibilizam serviços idênticos ao do portal agora planeado, embora o façam de forma ilegal. Por este motivo a Tulip adiantou entretanto, em comunicado, que vai colocar processos em tribunal contra os mesmos pelo uso não autorizado da marca Commodore.



No comunicado oficial da Tulip que avança com a notícia desta parceria, Bjorn Bruggeman, gestor da marca Commodore, justifica a iniciativa considerando que, "através de parcerias estratégicas estamos [na Tulip] a criar uma rede de empresas parceiras da Commodore. Cada parceiro, ou licenciado, é escolhido de acordo com a sua única especialidade e irá focar-se num determinado segmento de mercado da estratégia para a Commodore. (...) O acordo de licenciamento com a Ironstone é um passo importante neste processo e vai permitir à Tulip entrar numa era completamente nova com oportunidades de ecommerce praticamente ilimitadas".



Notícias Relacionadas:

2000-05-28 - Flight Simulator celebra 18 anos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.