A lista dos 10 vírus mais frequentemente detectados pelo anti-vírus online gratuito, Panda ActiveScan, da Panda Software, indica que o mês de Março se caracterizou principalmente pela persistência de códigos maliciosos já existentes, em vez do aparecimento de novas epidemias.



O Klez.F, um worm que corre automaticamente quando a mensagem que o transporta é vista no painel de pré-visualização, foi responsável por mais de 23 por cento das infecções e lidera o top Panda ActiveScan do mês passado.



O worm dinâmico Fbound.C, capaz de adaptar o subject do email para a língua do receptor da mensagem, figura na segunda posição da mesma lista, com 10,18 por cento das infecções. A Panda Software explica que a eficácia deste código malicioso provém da sua capacidade para se enviar a outros utilizadores, ligando-se directamente ao servidor de correio electrónico.



Já o famoso Badtrans.B teve um menor impacto que nos meses anteriores, conseguindo, mesmo assim, manter-se no terceiro lugar da tabela, com a responsabilidade de mais de 8 por cento das infecções detectadas. Como o Klez.F, é um worm que infecta automaticamente apenas pela pré-visualização da mensagem.



Outro vírus a salientar é o Sircan, culpado por aproximadamente 8 por cento dos casos. Apesar de se ter assistido a uma redução da sua actividade, o Nimda e Magistr.B continuam a figurar insistentemente no Top Ten do Panda ActiveScan, mês após mês. Nos últimos lugares da tabela podemos encontrar os vírus Hai, Help, Mylife.B e o perigoso Disemboweler.



Já na lista dos dez mais da Sophos, o primeiro lugar vai para o Klez-G, responsável por 23,7 por cento das infecções detectadas durante o mês de Março por aquela empresa, seguido de muito perto pelo Badtrans-B, com 22,8 por cento. O worm que se classifica em terceiro lugar, o Magistr-B, foi responsável por 6,9 por cento das infecções, um valor muito distante dos seus antecessores na tabela.



A Sophos dá conta do surgimento de três novos worms durante o mês passado: o W32/FBound-C - que conseguiu arrecadar um quarto lugar no top ten daquela empresa, com 6,8 por cento das infecções -, o W32/Gibe-A e o W32/Caric-A.



Notícias Relacionadas:

2002-03-06 - Worm Klez.E apaga ficheiros ao dia 6 de cada mês

2001-12-27 - Vírus e worms vão aumentar ainda mais em 2002

2001-12-20 - Novo worm Reezak disfarça-se de animação flash de Boas Festas enviada por email