O maior construtor de produtos electrónicos mundiais, a Matsushita Electric Industrial demonstrou um protótipo de um disco DVD regravável de duas faces, podendo armazenar cerca de 50 GB em cada lado, quase dez vezes mais que a capacidade actual dos discos DVD.



A tecnologia que tem o nome-de-código HD-DVD foi mostrada ontem numa conferência de imprensa realizada em Tóquio e a empresa defende que esta nova forma de gravar dados deverá estar presente na próxima geração de discos DVD.



O fabricante que usa as marcas Panasonic e Nacional para comercializar os seus produtos afirmou que esta nova tecnologia usa um laser azul e um material semi-transparente que permite a gravação de dados em duas camadas sobrepostas, podendo armazenar mais de 4 horas de vídeo de alta definição em cada face. Cada camada pode guardar 25 GB de dados e um dos grande avanços conseguidos pela empresa japonesa é a capacidade de gravar dados na segunda camada da face do disco sem interferir no primeiro e vice-versa.



A estrutura básica deste disco está de acordo com as especificações DVR-Blue (que usam raios laser azuis) que foi proposto em conjunto pela Philips e pela Sony. A utilização de um laser azul, com menor comprimento de onda do que os usados nas unidades de DVD convencionais, permite a gravação e leitura de dados no disco com uma maior densidade, o que leva a uma capacidade de armazenamento superior.



Muitos fabricantes de electrónica estão a desenvolver gravadores DVD, que se estima serão um dos produtos electrónicos mais procurados dos próximos anos. A Matsushita, que já comercializa gravadores DVD-RAM usando raios laser vermelhos convencionais, não apresentou datas para a introdução dos seus produtos DVD de dupla camada e raios laser azuis no mercado.



De acordo com o Asiabiztech,
no decurso da conferência de imprensa, o director da divisão de desenvolvimento de sistemas de discos ópticos da Matsushita, Shin-ichi Tanaka, comentou acerca da nova geração do formato DVD que as empresas devem competir entre si mas baseadas num único formato. Desta forma a Matsushita mostra-se receptiva ao desenvolvimento e adopção de um único formato e especificações para a segunda geração de discos DVD.




Notícias Relacionadas:

2000-07-04 - 140 GB num disco regravável

2000-10-10 - DVD de laser azul com 45 GB

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.