Uma aplicação destinada a servidores Web foi desenvolvida pela empresa alemã MediaBEAM com o objectivo de detectar se os visitantes de páginas Internet estão a bloquear a visualização de conteúdos publicitários. Com o nome AdKEY, a aplicação deverá ser comercializada até ao final desta semana, noticia a Newsbytes.




A aplicação detecta de o número de visualizações de banners no browser do cliente ligado a determinado servidor de páginas Web está abaixo do número expectável. Nesse caso envia uma mensagem ao utilizador oferecendo-lhe duas alternativas: ou opta pelo pagamento dos conteúdos ou desbloqueia a visualização da publicidade.




Em declarações à Newsbytes, Frank Beckert, presidente executivo da empresa MediaBEAM, explica que num momento em que as empresas de Internet precisam de conseguir rentabilizar os seus negócios, a aplicação que desenvolveram consegue passar uma mensagem importante.




Embora não quisesse detalhar o funcionamento da AdKEY, o responsável da MediaBEAM afirmou que as aplicações de bloqueio de banners enviam uma sinalização pela rede ao servidor Web sobre o seu estado de activação, permitindo ao AdKEY detectar que estão a ser filtrados os anúncios.




O número de aplicações de limite de visualização de conteúdos publicitários não é elevado, assim como provavelmente o número de instalações. Porém estas acabam por deturpar o modelo actual usado pelas empresas de conteúdos Internet: acesso grátis com rentabilização garantida pela publicidade.




Algumas empresas, como a Salon.com, optaram até por oferecer aos seus leitores os dois modelos como opção: os que pagam subscrição não têm publicidade nas páginas, os que querem aceder gratuitamente têm de visualizar os banners.

Notícias Relacionadas:

2001-05-24 - Publicidade online vai aumentar sem banners

2001-03-21 - Salon.com pede assinatura anual