O mercado de PDAs voltou a perder terreno ao longo do ano passado. Foram vendidos 7,5 milhões de dispositivos, contra os 9,1 milhões de unidades vendidas em 2004, o que representa um recuo de 16,7 por cento.



Os números são divulgados pela IDC que explica o decréscimo nas vendas com a enorme pressão a que o mercado esteve sujeito ao longo do último ano com o desenvolvimento mais expressivo do segmento de equipamentos móveis convergentes, vulgarmente designados smartphones.



Os fabricantes com maior protagonismo neste mercado, cada vez mais de nicho, mantêm-se a Palm, a HP, a Dell, a Acer e a Medion, por ordem decrescente. Ao longo do último trimestre a Palm manteve a liderança do mercado e até somou alguns pontos à quota de mercado, passando de 43 para 45,6 por cento.



A HP acumula 20,8 por cento das vendas, logo seguida pela Dell que teve uma quota de 8 por cento, inferior à soma de posições dos fabricantes sem lugar no TOP5 de vendas. O grupo dos "Outros" captou 15,6 por cento das vendas nos últimos três meses do ano.



Neste trimestre as vendas de PDAs atingiram os 2,2 milhões de unidades, num crescimento de 37,6 por cento face ao trimestre anterior, ainda assim insuficiente para inverter a tendência anual de decréscimo nas vendas.



Notícias Relacionadas:

2005-02-05 - PDAs continuam a perder mercado