O mercado de servidores mantém um crescimento acima dos 10 por cento pelo terceiro trimestre consecutivo. Entre Julho e Setembro as vendas aumentaram 21 por cento para um total de 1,37 milhões de unidades, revelam dados do Gartner Group. No ranking elaborado pela consultora a Hewlett Packard arrecada o primeiro lugar, com vendas de 408 mil unidades no trimestre em análise. Deste modo, acumula um crescimento de 21 por cento, face aos valores obtidos no período homólogo.


Segundo o Gartner esta subida acaba por reflectir o facto da HP ser líder de vendas em servidores de base Intel e estes estarem também no primeiro lugar de vendas depois de um período de disputa mais competitiva com a Unix.



O segundo lugar no ranking de vendas é ocupado pela Dell, com um total de 276 mil unidades vendidas, o que lhe garante um crescimento nas vendas da ordem dos 28 por cento face ao terceiro trimestre de 2002. A IBM acumulou a maior subida do mercado, cerca de 37 por cento para um total de 220 mil unidades vendidas, relata a NewsFactor.



No quarto lugar mantém-se a Sun com 60 mil unidades vendidas, para um decréscimo de 3 por cento, face ao período homólogo. A descida nas vendas é explicada pelo Gartner Group com o lançamento anunciado de um novo servidor, o UltraSparc IV que chegará ao mercado no início de 2004. A consultora acredita que os clientes preferem aguardar e adquirir um produto já desenhado em nova arquitectura.



Notícias Relacionadas:

2003-09-15 - Servidores com Windows Server 2003 ganham terreno na Internet


2003-09-01 - IBM lidera mercado mundial de servidores