O último mês de 2009 foi o melhor de sempre no que respeita às vendas de videojogos nos EUA, revela a análise do NPD Group.

De acordo com os números divulgados esta semana pela empresa de estudos de mercado, foram feitas vendas no valor de 5,53 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros), o que representa um crescimento de 4 por cento face a igual período de 2008.

O hardware foi o segmento que mais cresceu, sendo responsável por uma fatia de 2,19 mil milhões dos resultados. Em 2008 não tinha ido além dos 1,89 mil milhões.

Dezembro de 2008 - com as suas vendas globais no valor de 5,32 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) - tinha ficado conhecido como o mês com os melhores resultados de sempre e aquele em pela primeira vez tinha sido ultrapassada a marca dos 5 mil milhões de dólares.

O último mês de 2009 foi também aquele em que as empresas do sector mais conseguiram crescer face aos valores registados no ano anterior, depois de um ano dominado pelos fracos resultados: apenas Janeiro, Fevereiro e Setembro tinham sido melhores que os períodos homólogos do ano anterior.

Os dados agora revelados para o mercado norte-americano ajudaram a animar o sector e os analistas esperam uma recuperação em 2010. Ainda assim, 2009, no seu todo, fica marcado por um decréscimo na ordem dos 8 por cento com relação aos 12 meses anteriores - que tinham sido os melhores de sempre nesta indústria.

Em 2008 a indústria registou vendas 21,4 mil milhões de dólares e em 2009 não ultrapassou os 19,66 mil milhões, com o software a registar as maiores perdas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.