O mercado mundial de PCs recuou 0,1% no segundo trimestre de 2012 face ao mesmo período do ano passado, com a HP a manter a liderança mundial, enquanto a Lenovo e a Asus registaram as maiores subidas percentuais nas vendas de computadores.



Os novos dados foram divulgados ontem pela Gartner e pela IDC e revelam um ligeiro abrandamento nas vendas de computadores no segundo trimestre de 2012, ao contrário das expectativas de ambas as empresas de estudos de mercado, que previam um crescimento homólogo em torno dos 2%. O crescimento anteriormente esperado tinha em conta a disponibilidade da plataforma Ivy Bridge, da Intel, bem como as novas gerações de ultrabooks.



No entanto, a IDC refere que as vendas registadas se mantêm no intervalo previsto pela empresa: "os resultados mais recentes validam as expectativas da IDC de que o segundo trimestre de 2012 seria um período de transição, onde os fatores económicos e as expectativas de novos produtos no segundo semestre do ano poderiam resultar num crescimento relativamente baixo do mercado" referiu Jay Chou, Analista Sénior do painel Worldwide PC Tracker, da IDC.



Em comunicado, a empresa cita ainda o mesmo responsável quanto ao impacto esperado do Windows 8 e das novas funcionalidades do sistema operativo no mercado mundial de PCs, assumido como "passos chave para acabar com a incerteza sobre a disponibilidade de novos produtos", que ajudarão os canais de distribuição e os consumidores a planear as suas compras.



HP mantém liderança

Embora exista uma ligeira diferença nos números apresentados pela Gartner e pela IDC -relativamente às unidades vendidas e à quota de mercado dos principais fabricantes -, a Hewlett Packard manteve a liderança do mercado mundial de PCs no segundo trimestre de 2012, apesar da perda de cerca de 12 por cento de quota no mercado mundial.



A Lenovo foi o segundo fabricante de PCs a nível mundial, com uma quota de mercado perto dos 15%, fruto de um crescimento homólogo de dois dígitos em 2012.
Já a Acer registou um ligeiro aumento do número de unidades vendidas e da quota de mercado, consolidando-se como o terceiro fabricante a nível mundial.



Por fim, A Asus foi o fabricante que registou maior crescimento das vendas comparando o segundo trimestre deste ano com o de 2011 - acima dos 38 por cento - com uma quota de mercado a nível mundial que é agora de 7%.



Veja no quadro seguinte os principais dados sobre as vendas de PCs no segundo trimestre de 2012, anunciados pela Gartner e da IDC.

[caption]Dados mercado de PCs[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.