O mercado dos tablets aumentou 6,7% entre julho e setembro de 2012 e teve um crescimento de quase 50% relativamente a igual período do ano passado. Os números compilados pela International Data Corporation (IDC) mostram também uma competição mais acesa entre as marcas.

A Apple continua a ser líder de mercado, mas apesar do aumento do número de tablets expedidos a nível mundial, a quota da marca da maçã sofreu uma queda de 59,7% para 50,4% entre o terceiro trimestre de 2011 e 2012. A queda é ainda maior entre o segundo e terceiro trimestre de 2012, baixando 15 pontos percentuais. Apesar da perda de quota, ao todo foram enviados para as lojas 14 milhões de iPads, um crescimento de 26,1% no espaço de um ano.

"Acreditamos que uma percentagem considerável de consumidores interessados em comprar um tablet da Apple esperaram durante o terceiro trimestre em antecipação ao anuncio do iPad Mini. Contudo, acreditamos que o preço relativamente alto de 329 dólares deixa espaço para que os vendedores Android continuem a construir o sucesso registado", comentou Tom Mainelli, diretor de pesquisa da área de tablets da IDC.

A explicar o crescimento mundial e o aumento de tablets expedidos pela Apple, mas com direito a perda de quota de mercado, está também o crescimento de outras marcas entre as quais se destacam a Samsung e a Amazon.

[caption]Relatorio Tablets IDC Q3 2012[/caption]

A empresa sul-coreana enviou para as lojas 5,1 milhões de Galaxy Tab e Note 10.1 no terceiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 325% relativamente a igual período de 2011. A quota da Samsung foi de 18,4% no terceiro trimestre de 2012.

Da Amazon saíram 2,5 milhões de Kindle Fire, o que garante à empresa de retalho uma quota de mercado de 9%. No relatório da IDC não existem dados relativos ao ano de 2011 porque os tablets apresentados por Jeff Bezos apenas começaram a ser comercializados no último trimestre desse ano.

Ainda assim a quota conquistada pela Amazon destaca-se por também ter conseguido superar, por exemplo, a da Asus, que no final de setembro de 2012 se fixava nos 8,6%. A empresa de Taiwan que tem presença no mercado dos tablets há mais tempo, apesar de ter sido ultrapassada pela Amazon, também recebeu boas notícias com um crescimento de 242,9% no período analisado pela IDC.

As subidas e descidas apresentadas pelas empresas no terceiro trimestre de 2012 ganham ainda mais interesse tendo em conta os recentes lançamentos e a chegada de novos tablets nos próximos tempos: iPad Mini, Nexus 7 3G, Nexus 10, Amazon Kindle Fire HD 8,9" e o Microsoft Surface.


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